MPE dá parecer pela cassação da prefeita de Bayeux

O Ministério Público Eleitoral emitiu parecer favorável à cassação dos mandatos da prefeita de Bayeux, Luciene Gomes (PDT), e do vice, Clecitoni Francisco de Albuquerque Silva.

Eles são acusados da prática de crime eleitoral nas eleições municipais de 2020. O documento é assinado pela promotora da 61ª Zona Eleitoral, Maria Edligia Chaves Leite.

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) pede que sejam aplicadas “sanções de multa, inelegibilidade e cassação do registro ou diploma, em virtude da prática de abuso de poder político com viés econômico, de condutas vedadas”.

Luciene Gomes foi eleita prefeita de Bayeux, por meio de eleições indiretas realizadas pela Câmara Municipal em agosto de 2020.

Então vereadora, ela sucedeu no cargo o ex-prefeito Berg Lima, que renunciou após ser afastado do cargo por decisão da Justiça.

A acusação do Ministério Público é que ela teria usado o mandato tampão para fazer nomeações em desconformidade com a lei eleitoral e, com isso, se favorecer na disputa pela reeleição.

“Em consulta ao Portal da Transparência, notou-se nos gráficos de setembro e outubro de 2020, o aumento de R$ 416.717,10, referentes a contratação de servidores por tempo determinado, ou seja, um aumento de 15.02% na folha neste tipo de contratação em plena campanha eleitoral”, diz trecho do parecer.

A promotora diz ainda que, em agosto daquele ano, foram contratados 288 servidores comissionados. Em setembro, o número saltou para 410 com remuneração calculada em R$ 830.530,35.

“Foi alegado que o gestor que antecedeu Luciene Andrade [Berg Lima] fez algumas contratações as vésperas de sair do cargo (é sabido por todos que até do dia 15/08/2020 eram permitidas contratações por excepcional interesse público), o que em parte é verdade”, disse.

Ela completou: “Inclusive, esse assunto foi objeto de ação de improbidade impetrada pelo Ministério Público contra ex-gestores de Bayeux, mas infelizmente esses dados foram retirados deste processo a pedido da parte ré, o que dificulta a busca da verdade real”.

Com informação do Blog do Suetoni

Leave a Reply

Your email address will not be published.