CPI vota relatório final, com ajustes de última hora

A Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid-19 vota, nesta terça-feira (26), o relatório final de autoria do senador Renan Calheiros (MDB-AL), que pode sofrer alguns ajustes antes da votação.

Confira aqui quais os crimes listados pela CPI da Pandemia

A CPI foi instalada em 27 de abril deste ano e, seis meses depois, acumula polêmicas, troca de farpas virtuais, bate-bocas e muitas críticas. Mas, também trouxe à baila denúncias que mudaram o rumo do combate à doença no país.

Outros três senadores também apresentaram relatórios alternativos. São eles: Eduardo Girão (Podemos-CE), Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Marcos Rogério (Democratas-RO).

O presidente da Comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM), e o senador Eduardo Braga (MDB-AM), pedem que gestores do Amazonas sejam citados no texto elaborado por Renan.

“É inaceitável que o relatório final não peça a punição de nenhum dos responsáveis pelo caos vivido no estado do Amazonas. Por isso, estou apresentando esse adendo, exigindo que os responsáveis, incluindo o governador Wilson Lima, sejam punidos”, disse Braga, na última quarta-feira (20).

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da CPI, também quer incluir novos nomes no relatório final. Ele pede ainda o indiciamento de vários técnicos ligados ao Ministério da Saúde.

Pelo Twitter, Omar Aziz afirmou esperar que o Ministério Público dê continuidade às investigações da CPI. Ele disse querer “ver quem vai engavetar mais de 600 mil mortes”.

Para o senador, não haverá justificativa para não punir as pessoas responsáveis. Ele confirmou que o relatório será votado nesta terça e disse que as autoridades terão que aprofundar a investigação.

Omar cobrou justiça. “Fizemos uma CPI transparente. Todas as sessões foram públicas. O relatório está à disposição de todos os brasileiros”,  declarou o senador, em vídeo divulgado por sua assessoria.

Com informações da Agência Senado

Leave a Reply

Your email address will not be published.