Vereadores trocarão plenário pelas ruas em JP

A partir da próxima terça-feira (02), os vereadores de João Pessoa estarão nas ruas. Os parlamentares pretendem ouvir as principais demandas da população para discutirem os assuntos no plenário da Câmara Municipal, dentro de uma agenda positiva, além de buscarem as devidas soluções nas respectivas secretarias.

As “sessões ao ar livre” foram definidas após uma inspeção da Vigilância Sanitária recomendar a troca do carpete do piso por paviflex, devido aos riscos de contaminação, em ambiente fechado, pela Covid-19. O presidente da Câmara, Dinho Dowsley (Avante), explicou que a agenda externa vai ocupar a pauta legislativa até o fim da reforma. Mesmo com o plenário em reforma, as outras atividades da Câmara estarão funcionando plenamente.

A decisão de mandar os vereadores às ruas, o que deveria ser permanente, foi tomada durante reunião da Mesa Diretora da Câmara de João Pessoa na última sexta-feira (29), para traçar estratégias para o início dos trabalhos da 18ª Legislatura, na próxima semana.

O primeiro secretário da Câmara, Damásio Franca (Progressistas), revelou que o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) já está funcionando para receber todos os projetos e requerimentos que vão tramitar na Casa, mas o plenário está em reforma. Ele explicou que a melhoria na estrutura aconteceu em 2008, ainda na gestão do presidente Durval Ferreira.

“A Vigilância Sanitária recomendou que fosse trocado o carpete do plenário. Esse serviço deve demorar umas duas semanas e, enquanto isso, nós criamos uma agenda positiva em que os vereadores irão in loco escutar os problemas da cidade, como por exemplo a mobilidade urbana, a Barreira de Cabo Branco e a Saúde”, explicou.

De acordo Franca, nos dias reservados às sessões ordinárias (terças, quartas e quintas-feiras) os vereadores vão às ruas escutar as demandas da população para transformar em ações e o mais importante, para posteriormente levarem às respectivas secretarias, para reivindicarem as soluções.

O vereador também explicou que a agenda positiva foi dividida entre os vereadores da Mesa Diretora. Eles coordenarão grupos com outros parlamentares, com interesse nos respectivos temas, da seguinte forma: na terça-feira (2), a partir das 7h, a população será ouvida sobre Mobilidade Urbana, no Parque Solon de Lucena; na quarta-feira (3), às 9h30, haverá visita a escolas da rede municipal; e na quinta-feira (4), os vereadores vão visitar hospitais e postos de saúde; no dia nove, e às 7h, no Largo no Tamandaré, o tema será o ordenamento da Orla da capital. Já às 9h30, os vereadores visitarão a Barreira do Cabo Branco.

“Nos reunimos e decidimos que o retorno às atividades da Câmara não será dentro da Câmara. Vamos formar equipes para, in loco, perguntarmos à população as principais demandas sobre cada tema tratado. Na primeira semana trabalharemos em caravana anotando tudo e juntamente com alguns secretários buscarmos a solução dos problemas”, comentou a primeira vice-presidente da Mesa Diretora, vereadora Eliza Virgínia (Progressistas).

Também participaram da reunião os seguintes servidores da Casa: o diretor de Comunicação, Suetoni Souto Maior; o secretário da presidência, Carlos Santos; a coordenadora do Cerimonial Raíssa Cruz.

Leave a Reply

Your email address will not be published.