Fraude provoca dança das cadeiras em mais 2 Câmaras

Por unanimidade, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba reconheceu a prática de abuso de poder e fraude na cota de gênero, nas eleições de 2020, nos municípios de São Bento e São José dos Cordeiros. Os dois sob a relatoria do juiz Bianor Arruda Bezerra Neto.

No primeiro, a Corte eleitoral anulou os votos recebidos pelo PROS em São Bento e determinou a retotalização dos quocientes eleitoral e partidário, com comunicação ao Juízo Eleitoral da 69ª Zona, para cumprimento imediato da decisão.

O partido elegeu apenas uma vereadora em 2020, Joyciene Lúcio. Todos os votos da legenda foram anulados.

A Justiça Eleitoral aplicou ainda, às candidatos Rosa Maria Diniz Alves Dutra, Carmemleide dos Santos Monteiro, Suzicarla dos Santos de Medeiros e Mailane da Costa Almeida, todas não foram votadas, e ainda a John Lucio da Silva, presidente do Diretório Municipal do PROS, a sanção de inelegibilidade de oito anos a contar do pleito de 2020.

Em um segundo processo, também relacionado a fraude na cota de gênero, o TRE da Paraíba determinou a cassação dos registros e diplomas de todos os candidatos a vereador do PCdoB de São José dos Cordeiros, com a anulação dos votos, e determinou a retotalização dos quocientes eleitoral e partidário com cumprimento imediato da decisão.

Os vereadores do PCdoB de São José dos Cordeiros são Adiel, Luan Queiroz e Epifanio Lira. Após a retotalização é que se conhecerá os suplentes que irão assumir as vagas.

Leave a Reply

Your email address will not be published.