Contas de Ricardo “dormem” nas gavetas da Assembleia

O processo das contas do ex-governador Ricardo Coutinho (PT), exercício de 2016, cujo parecer do Tribunal de Contas da Paraíba é pela reprovação, “dorme” na gaveta da Assembleia Legislativa desde dezembro do ano passado.

O Regimento Interno da Casa, em relação ao tempo para apreciação e votação, fala em 105 dias. Mas, só depois que for lido em plenário, o que não foi, e publicado no Diário do Poder Legislativo, o que também não aconteceu.

A leitura deveria ter ocorrido um dia após a comunicação do Tribunal de Contas. Ou seja, ainda em dezembro. Sendo assim, o tempo é o do deputado Adriano Galdino (Republicanos), presidente da Casa.

Cumprido esse rito, o processo vai para a Comissão de Orçamento, que tem à frente o deputado Branco Mendes (Republicanos). Depois, abre-se 30 dias de vistas para os parlamentares analisarem e assim segue.

Caso Galdino decida dar início à analise do parecer, a partir de maio, por exemplo, em agosto, os deputados poderiam acatar ou rejeitar a reprovação das contas do petista.

Lembrando que o ex-governador também teve as contas de 2017 e 2018 reprovadas pelo Tribunal de Contas e já encaminhadas à Assembleia.

Em live promovida pelos jornalistas Márcio Rangel e Valderedo Borba, Ricardo voltou a sugeriu que os conselheiros reprovaram as contas porque estariam “acuados”. Mas, não disse por quem.

Uma reprovação aumentaria o risco de Ricardo ficar inelegível para as eleições deste ano. Ele é pré-candidato ao Senado na pretensa chapa a ser encabeçada pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB).

Leave a Reply

Your email address will not be published.