Prefeito publica exonerações com data retroativa

O prefeito de Lucena, Leo Bandeira (Solidariedade), publicou as exonerações do secretário de Saúde, Antônio de Paulo, e da coordenadora de Imunização, Karine Rocha Bezerra Carvalho.

As portarias, no entanto, estão com data retroativa à última sexta-feira (14), quando veio à tona a denúncia de que crianças entre cinco e 11 anos com doses vencidas, para adultos, teriam sido vacinadas.

CONFIRA AQUI AS DECISÕES

As doses para adultos vêm frascos com a tampa roxa, já as vacinas para o público infantil, tem a cor laranja e só começaram a ser distribuídas pelo Ministério da Saúde na sexta-feira. Na Paraíba, a entrega aos municípios ocorreu no último sábado (15).

A denúncia do erro vacinal foi feita pela mãe de uma das 49 crianças imunizadas entre final de novembro e início de janeiro deste ano, gerando repercussão nas redes sociais e na imprensa nacional.

A técnica de enfermagem Luciclésia Pereira dos Santos, suspeita de aplicar as doses erradas, foi desligada. Já servidora da Unidade Básica de Saúde, Maria da Penha Barbosa de Souza, foi afastada das atividades. A portaria também está publicada com data retroativa.

Nessa segunda-feira (17), a Secretaria de Saúde do estado encaminhou equipes técnicas ao município para analisar a situação, que constataram o erro vacinal.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, também esteve na cidade onde conversou com o prefeito e algumas mães. Os Ministérios Públicos Federal e da Paraíba acompanham o caso.

Em nota, a pasta informou que foram identificadas 49 crianças menores de 12 anos que receberam uma dose da vacina contra Covid-19 destinada a adolescentes e adultos, sendo que 36 doses estavam vencidas.

Diz ainda que foi constatada a vacinação de outras 200 pessoas (entre adolescentes e adultos) com doses fora do prazo de validade. Por ora, a Secretaria suspendeu a vacinação em Lucena.

Leave a Reply

Your email address will not be published.