CPI aprova relatório com Bolsonaro como “vilão”

Por 7 votos a 4, os senadores da Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid-19 aprovaram, na noite desta terça-feira (26), o relatório final da comissão, elaborado pelo senador Renan Calheiros(MDB).

A sessão terminou com os senadores, em pé, fazendo um momento de silêncio pelas vítimas da Covid no país. A sessão de hoje foi a última da CPI, instalada há seis meses.

Com a aprovação do parecer principal, os relatórios paralelos apresentados por Eduardo Girão(Podemos), Marcos Rogério(DEM) e Luis Carlos Heinze (Progressistas) foram automaticamente rejeitados.

Agora, o texto aprovado pela CPI será enviado aos órgãos competentes, como a Procuradoria-Geral da República, o Ministério Público nos estados e a Polícia Federal.

Os senadores também querem entregá-lo ao presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, para que sirva de base a um novo pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro.

A entrega do texto a Augusto Aras, procurador-geral da República, será feita nesta quarta-feira (27) pela manhã, pessoalmente, por alguns senadores da CPI.

O presidente Jair Bolsonaro, apontado no relatório como “o principal responsável pelos erros durante a pandemia”, é um dos 80 nomes – incluindo políticos, empresários, médicos e duas empresas – cujo pedido de indiciamento consta no relatório aprovado pela CPI.

No relatório final, após 67 reuniões, a CPI trata do “gabinete paralelo”montado no governo federal durante a pandemia; da tese de “imunidade de rebanho”e da defesa do inexistente “tratamento precoce” contra a Covid

Trata ainda do atraso na aquisição de vacinas; dos casos Covaxin, a vacina indiana que acabou não sendo comprada, e da Prevent Senior, entre outros.

O parecer também sugere, por meio de projeto de lei, a criação de uma pensão especial para crianças e adolescentes órfãos de vítimas da Covid. Além disso, pede ao STF que Bolsonaro seja banido das redes sociais, especialmente em razão da declaração recente em que associou as vacinas contra a Covid à Aids.

O relatório destrincha como Bolsonaro e seu grupo político usaram de fake news para tentar minimizar a gravidade da pandemia. A CPMI das Fake News, que poderá voltar a funcionar em fevereiro de 2022, usará parte dessas investigações.

“As notícias falsas relacionadas ao novo coronavírus envolveram diversos tópicos, como a origem do vírus, com ataques xenófobos à China; a oposição infundada ao isolamento social; a divulgação de que o STF teria proibido o governo federal de atuar no combate à pandemia; o incentivo ao ‘tratamento precoce’; a desinformação sobre o número de mortes pela Covid-19; a contestação sobre a eficácia do uso de máscaras; e, por fim, a propaganda antivacina”, diz trecho do parecer aprovado.

Votaram a favor:

Eduardo Braga (MDB-AM)

Renan Calheiros (MDB-AL)

Tasso Jereissati (PSDB-CE)

Otto Alencar (PSD-BA)

Humberto Costa (PT-PE)

Randolfe Rodrigues (Rede-AP)

Omar Aziz (PSD-AM)

Votaram contra:

Luis Carlos Heinze (PP-RS)

Eduardo Girão (Podemos-CE)

Marcos Rogério (DEM-RO)

Jorginho Mello (PL-SC)

Leave a Reply

Your email address will not be published.