CNBB divulga carta e vai à Justiça contra deputado

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) divulgou carta aberta à Assembleia Legislativa de São Paulo na qual pede punição ao deputado bolsonarista Frederico d’Avila (PSL), que chamou o Papa Francisco e o arcebispo de Aparecida (SP), dom Orlando Brandes, de “pedófilos”, “vagabundos” e “safados'”.

“Com ódio descontrolado, o parlamentar atacou o Santo Padre o Papa Francisco, a CNBB, e particularmente o Exmo. e Revmo. Sr. Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida. Feriu e comprometeu a missão parlamentar, o que requer imediata e exemplar correção pelas instâncias competentes”, diz trecho da carta.

O deputado realizou os ataques verbais em discurso na Assembleia, na última quinta-feira (14), em reação a críticas feitas pelo arcebispo, durante sermão de missa no feriado do dia 12, em Aparecida. “Para ser pátria amada não pode ser pátria armada”, disse Dom Orlando.

Em outro trecho, a CNBB afirma que, ao longo de toda a sua história de 69 anos, jamais se acovardou diante das mais difíceis situações e que sempre cumpriu sua missão merecedora de respeito pela relevância religiosa, moral e social na sociedade brasileira.

E complementa: “Também jamais compactuou com atitudes violentas de quem quer que seja. Nunca se deixou intimidar. Agora, diante de um discurso medíocre e odioso, carente de lucidez, modelo de postura política abominável que precisa ser extirpada e judicialmente corrigida pelo bem da democracia brasileira, a CNBB, mais uma vez, levanta sua voz”.

Leave a Reply

Your email address will not be published.