Sai a cloroquina e entra em cena a proxalutamida

Após mais de um ano insistindo no uso da Cloroquina, para o tratamento “precoce” da Covid-19, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) agora quer investir em novo medicamento: a proxalutamida, usada em pacientes com câncer de próstata e mama.

Após receber alta médica em São Paulo, no domingo (18), Bolsonaro afirmou que pediria testes com o medicamento ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Nesta segunda-feira (19), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a realização de estudos clínicos para avaliar a segurança e eficácia do medicamento proxalutamida no tratamento contra a Covid.

O senador Otto Alencar (PSD), que é médico e membro da CPI da Covid-19, usou o Twitter para criticar o uso do medicamento contra a doença. “Proxalutamida é uma medicação antiandrogénico que inibe a ação de hormônios masculinos (testosterona), usada para alguns tipos de câncer. Não use, afeta a libido e não tem eficácia. Delírio do #capitão ex-cloroquina. O correto é: procure o seu médico ou tome #vacina“.

Leave a Reply

Your email address will not be published.