Rafafá encerra mandato com 57 propostas na Câmara

O deputado federal Rafafá (PSDB) encerrou a titularidade do mandato na última sexta-feira (16), com o início do recesso parlamentar. Em 110 dias na Câmara dos Deputados, o tucano pela atuação na busca de mais recursos para a Paraíba. Nesse período, ele apresentou 57 proposituras, participou de 258 votações, fez sete discursos em plenário e destinou um total de R$ 45 milhões para as áreas de saúde, educação e assistência social, beneficiando 18 municípios paraibanos.

Rafafá disse que se despede da Câmara com a sensação de dever cumprido. “Eu disse a vocês lá atrás que tentaria fazer em quatro meses, quatro anos. Consegui fazer em 100 dias tudo o que muitos não conseguiram fazer e estou muito feliz. Agradeço primeiramente a Deus, a Paraíba que me confiou esses votos e ao deputado Pedro Cunha Lima pelo gesto de se licenciar do cargo. Estou indo embora oficialmente, mas todo mês venho cobrar os recursos que ficaram empenhados”, assegurou. Na volta do recesso, no início de agosto, Pedro reassume o mandato.

Entre os municípios paraibanos beneficiados com recursos destinados por Rafafá estão Campina Grande, Guarabira, Sapé, Barra de Santana, Riachão de Bacamarte, Várzea, Areia de Baraúnas, São José de Espinharas, Dona Inês, São José dos Cordeiros, Cabaceiras, Esperança, Boa Vista, Alcantil, Matinhas, Lagoa Seca, São Sebastião de Lagoa de Roça e Alagoa Nova. “Existem outros municípios que estão para ser beneficiados com recursos que destinamos durante o nosso mandato”, pontuou.

Durante o discurso de despedida, Rafafá lembrou da trajetória humilde e pediu para que os deputados trabalhassem pelos que mais precisam. “Eu venho de uma realidade difícil. Eu conheço a fome, as dificuldades para se ter educação, trabalho. Por isso, peço a vocês que trabalhem pelos que mais precisam porque eles confiaram em nós. Confiaram no nome de cada um aqui na esperança de terem dias melhores”, disse.

Rafafá ainda agradeceu ao deputado federal Pedro Cunha Lima, ao ex-senador Cássio Cunha Lima, além dos prefeitos de Campina Grande, Bruno Cunha Lima e de Pedras de Fogo, Manoel Junior, pela oportunidade de assumir o mandato na Câmara Federal. Também agradeceu a inúmeros deputados que o acolheram, a ministros e a servidores que o acolheram e apontaram os caminhos para garantir recursos para os municípios.

Projetos – Durante o mandato como suplente de Pedro Cunha Lima, Rafafá apresentou o Projeto de Lei 1658/2021 que prevê a reserva, às pessoas com idade igual ou superior a 40 anos, de 20% das vagas oferecidas em concursos públicos federais.

Outra defesa foi a adesão ao termo de compromisso pela defesa da pauta na Câmara de pessoas LGBT+. Apresentou o projeto de Lei 1946/21 que inclui famílias formadas por casais homoafetivos no grupo a ser priorizado na seleção e hierarquização dos beneficiários do Programa Casa Verde e Amarela, conhecido anteriormente como ‘Minha Casa, Minha Vida’.

Causa animal – O deputado também é autor do projeto de lei 2031/21 que proíbe a utilização de animal em experimento científico quando houver metodologia alternativa e determina produto comercial cujo desenvolvimento fizer uso de experimento com animal deve oferecer essa informação ao consumidor no seu rótulo. É de sua autoria a matéria que assegura um hospital veterinário público em cada estado.

Pandemia – Também votou favorável ao PL que prorroga o prazo para utilização de recursos da Lei Aldir Blanc, que assegura recursos financeiros ao setor cultural; Solicitou ao Ministério da Cidadania de cestas básicas para Campina Grande. Defendeu a destinação de mais vacinas para que profissionais de serviços essenciais sejam imunizados e defendeu a inclusão de lactantes ao Plano Nacional de Imunização contra Covid-19.

Leave a Reply

Your email address will not be published.