Parecer do MPE é pela cassação de Luciene Gomes

O Ministério Público Eleitoral emitiu parecer favorável pela cassação da prefeita de Bayeux, Luciene Gomes (PDT), e do vice, Clecitoni Francisco de Albuquerque (MDB), em Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), que aponta conduta vedada e abuso do poder político e econômico durante as eleições municipais do ano passado.

A Aije foi impetrada pela Coligação “A Mudança Que Você Quer”, encabeçada por Diego Cavalcanti da Silva, mais conhecido por Diego do Kipreço, que ficou em 2º lugar na disputa pela prefeitura, nas eleições de 2020.

De acordo com o promotor Demetrius Castor de Albuquerque Cruz, da 61ª Zona Eleitoral, dos tópicos investigados, “estão cristalinamente demonstradas a criação de programas assistencialistas em ano eleitoral e a promoção pessoal da gestora”. Ele afirma que Luciene teria fornecido cestas básicas em troca de votos e teria ludibriado os eleitores afirmando que programas assistenciais do município não existiam antes da sua gestão.

Além disso, ela teria inaugurado e pintado o Hospital da Mulher com as cores da campanha eleitoral, o que se refletiu, inclusive, nas vestimentas dos profissionais que trabalhavam no local. “Esta situação feriu de morte o art.73, inc. I da Lei nº9.504/971 e configura captação ilícita de sufrágio e abuso de poder político e econômico, o que gerou desequilíbrio na disputa eleitoral e evidente prejuízo potencial à lisura do pleito”, alega o promotor na Aije.

Leave a Reply

Your email address will not be published.