Queiroga voltar a defender retorno de aula presencial

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, defende o retorno das aulas da educação básica, de forma presencial, na rede pública, para o segundo semestre deste ano. Durante visita técnica a João Pessoa, nesta sexta-feira (25), o paraibano afirmou que mais de 80% dos professores já estão vacinados com a 1ª dose contra a Covid-19.

“A vacina não é o fato fundamental para o retorno das aulas. O que podemos fazer são estratégias como testagem associada. Professor positivo não vai para aula. É preciso fazer o isolamento dos casos positivos e assim permitir que as aulas ocorram dentro de um ambiente escolar seguro”, explicou em entrevista ao programa Correio Debate (98 FM). Ele lembrou que as crianças não recebem apenas o ensino, mas segurança alimentar, além da parte de socialização.

Queiroga disse ser fundamental que o Governo Federal, através de uma ação conjunta, passe uma orientação que possa valer para o país inteiro. “Nós não podemos ficar dois anos sem aulas no país”. Na Paraíba, os alunos das redes pública estadual e municipais estão sem aulas presenciais desde março de 2020, início da pandemia. Já a rede privada está autorizada a funcionar do ensino infantil ao fundamental.

Em João Pessoa, o ministro Marcelo Queiroga foi recebido pelo prefeito Cícero Lucena (Progressistas) no Centro Administrativo Municipal . Os gestores conversaram sobre demandas da saúde e sobre a vacinação contra a Covid-19, antes de realizarem visitas a um posto de imunização e a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Após a conversa, o prefeito falou sobre a expectativa de vacinar toda a população da Capital acima de 18 anos com a primeira dose até o mês de agosto.

“O ministro anunciou o fornecimento de 60 milhões de doses para o país já em julho. Se o percentual de repasse for mantido, devemos receber 300 mil doses para João Pessoa. Com a estrutura que temos, faremos a aplicação com a maior agilidade possível. Se tudo der certo, a minha expectativa é que vacinemos todos com a primeira dose bem antes de dezembro, até mesmo no mês de agosto, que é o aniversário da cidade”, declarou o prefeito.

Outra pauta da reunião foi a apresentação de demandas da cidade. Entre as solicitações levadas pelo prefeito esteve o pedido de recursos para a implantação do projeto de entrega de medicamentos em casa, para a realização de cirurgias eletivas e para a construção de duas UPAs e de 12 novas Unidades Básicas de Saúde.

Marcelo Queiroga afirmou que o Ministério da Saúde vai trabalhar em parceria com o município para trazer políticas públicas capazes de melhorar as condições de saúde da população. “Todas as demandas trazidas pelo prefeito são muito importantes e vamos procurar atender. Isso será muito importante para fortalecer o Sistema Único de Saúde na Capital e no Estado como um todo”, afirmou.

Corujão de vacinação – Após o encontro no gabinete do prefeito, os gestores visitaram o drive thru de vacinação que funciona no estacionamento do Mangabeira Shopping. Desde as 9h desta sexta-feira (25), a Prefeitura de João Pessoa realiza em 25 postos de atendimento um corujão de imunização, alguns deles funcionando 24 horas.

Ao deixarem o local, o prefeito e o ministro estiveram na UPA dos Bancários, onde puderam constatar a disponibilidade de leitos, com apenas uma internação de paciente com Covid-19, o que foi comemorado. “Isso demonstra que o Sistema de Saúde de João Pessoa está funcionando. Estão fazendo a aplicação rápida das vacinas e o resultado é este: a UPA desacelera. Isto demonstra que as vacinas são realmente a esperança para por fim à pandemia”, avaliou Queiroga.

Leave a Reply

Your email address will not be published.