Aguinaldo, Queiroz e Efraim “dominam” as redes

As redes sociais passaram a ocupar um papel muito importante na política, assim como em todos os outros ramos da vida, Estão cada vez mais influenciando campanhas eleitorais e o comportamento de candidatos e partidos, ano após ano, sem falar nos eleitores que têm provocado essas mudanças.

O Blog Sony Lacerda teve acesso ao primeiro levantamento realizado pela Ativa Web, que aponta alguns caminhos a serem analisados e debatidos, em relação ao cenário eleitoral paraibano, notadamente na disputa para o Senado Federal. EM 2022, a Paraíba terá apenas uma vaga a ser disputada.

CONFIRA AQUI O LEVANTAMENTO COMPLETO

No levantamento, realizado pela empresa paraibana especializada em monitoramento e análise de marcas, política e personalidades nas redes sociais, o publicitário Alek Maracajá afirma que é possível verificar que o atual secretário especial de Modernização do Estado, cargo vinculado à Secretaria Geral da Presidência da República, Sérgio Queiroz (sem partido) – que tem dito que ir para a disputa -, e o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) são, entre os nomes pesquisados, os que detém melhor performance no ambiente digital.

Com o time em “campo”, a julgar pelas articulações que vêm promovendo junto a colegas parlamentares e prefeitos, o deputado federal Efraim Filho (Democratas) é um dos que menos consegue engajar em suas redes sociais, mesmo sendo um político jovem e que desde 2003 ocupa uma cadeira na Câmara Federal, além de ser líder do partido na Casa.

O pastor Sérgio Queiroz, que desde a eleição de 2020, em João Pessoa, tem sido lembrado como nome a ser pinçado numa eventual disputa eleitoral, considerando o trabalho que tem desenvolvido no governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e junto a Igreja e Fundação Cidade Viva, tem um desempenho bem interessante nas redes sociais, especialmente no Instagram, plataforma mais popular no Brasil.

Pelos números apurados pela Ativa Web, tendo como referência o mês de maio, Sérgio Queiroz tem uma média de 1.757 curtidas e quase 116 comentários por postagem, o que confere um engajamento de 7,25%. Queiroz tem quase 26 mil seguidores apenas no Instagram e o percentual de interação com os seguidores foi o maior entre os pesquisados pela Ativa Web.

Na sequência, aparece o deputado Aguinaldo Ribeiro (Progressistas), que surge com crescimento importante nas redes, especialmente na plataforma Instagram. Com pouco mais de 14 mil seguidores, o líder da maioria na Câmara Federal aparece com um percentual de engajamento de 3,68%, fruto de quase 449 curtidas e cerca de 80 comentários em média por postagem nessa rede.

Já Efraim Filho figura na terceira colocação no ranking de desempenho nas redes sociais, com menos da metade do engajamento de Aguinaldo e um quarto da performance de Sérgio Queiroz. Na plataforma Instagram, Efraim, que tem cerca de 29 mil seguidores, tem um engajamento de 1,34%.

O levantamento também analisou o desempenho do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (PSB), que surge na quarta colocação no que diz respeito ao comportamento e interação de suas redes sociais. No Instagram, Galdino tem uma média de quase 191 curtidas e pouco mais de 15 comentários por post.

A análise de presença digital envolve levantar todas as mídias digitais em que a empresa ou o personagem está presente, verificando os seus níveis de desempenho e eficiência, além dos resultados gerados.

Com essa avaliação, é possível descobrir os pontos fortes de uma marca ou personalidade, avaliar quais investimentos e assuntos não dão retorno e direcionar recursos para os meios que proporcionam mais frutos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.