Vereador perde mandato e salário por 30 dias

A Câmara Municipal de Ingá decretou a perda do mandato e de suspensão do salário, por 30 dias, do vereador Francisco Guedes de Andrade (PROS), conhecido como Chico de Alcides. O prefeito Roberto Burity (PDT) encaminhou ofício à Casa, apresentando denúncia contra o vereador, por desacato a servidor público e por crime contra a honra contra funcionárias da UPA e do Samu.

A Mesa Diretora acatou o pedido e abriu um Processo Administrativo Disciplinar. O vereador também foi afastado da Comissão de Constituição, Justiça, durante todo o primeiro biênio da atual legislatura. Ou seja, só poderá retornar à CCJ em 2023.

A sessão que decidiu pela punição à Chico de Alcides foi realizada na última quarta-feira (26). A perda temporária de mandato foi aprovada em votação com oito votos favoráveis e dois contrários ao afastamento. Antes, foi criada uma comissão para apurar a denúncia. De acordo com o relator, vereador Francisco da Silva Pontes (PSL), conhecido por Cipó, ouviu Chico de Alcides, que teve período para apresentar defesa, e testemunhas.

“A comissão especial do Processo Administrativo Disciplinar formada pelos vereadores Daniela (presidente), Cipó (relator) e Alexsandro Santos (membro) apresentou parecer unânime, favorável pela procedência da denúncia apresentada pela Mesa Diretora”, informou a Mesa Diretora da Câmarade Ingá.

Ao apresentar a defesa, Chico de Alcides afirmou que sua atitude foi de apenas no direito de fiscalizar o Poder Executivo. Disse que a decisão da comissão especial “não o intimidará” e que continuará realizando o seu trabalho de fiscalização. Com exceção do vereador Murilo Alves (PV), os demais contestaram a forma de agir do vereador Chico, que segundo a visão destes, extrapolou o decoro parlamentar.

Em vídeos postados nas redes sociais, o vereador bate-boca com alguns servidores públicos de Ingá. Em outro, Chico de Alcides faz uma “varredura” pela UPA de Ingá, apontando irregularidades. Em outros, chega a ser advertido por uma recepcionista a não gravá-la, dando início a uma rápida discussão.

Leave a Reply

Your email address will not be published.