PB volta à “UTI” e deve ter decreto mais rígido

Com 95% dos municípios paraibanos classificados na bandeira laranja (mobilidade restrita), o Governo do Estado deve adotar medidas mais rígidas a partir da próxima quarta-feira (02), data em que será editado novo decreto estadual para tentar frear o avanço da Covid-19. No início da semana, o governador João Azevêdo já sinalizava por medidas mais restritivas caso a situação se agravasse.

A Secretaria de Saúde do estado divulgou, neste sábado (29), o 26ª Mapa de avaliação da Covid-19, dentro do Plano Novo Normal Paraíba. Além dos 211 municípios na bandeira laranja, foi registrado um crescimento de 5% na bandeira vermelha. Situação semelhante foi registrada nos mapas de avaliação divulgados entre 08 de março e 05 abril, com 99% dos municípios nas bandeiras laranja e vermelha.

Municípios com bandeira vermelha:

  • Cacimba de Areia,
  • Capim,
  • Cuité de Mamanguape,
  • Sapé,
  • Gurjão,
  • Santa Terezinha,
  • São José do Bonfim,
  • São José dos Cordeiros,
  • São Mamede,
  • Teixeira,
  • Uiraúna
  • Vista Serrana

O balanço quinzenal revela uma nova tendência de crescimento da média móvel da taxa de transmissibilidade do novo coronavírus e das taxas de ocupação hospitalar dos leitos de terapia intensiva de adultos, com destaque para as 2ª e 3ª macrorregiões de saúde, que compreendem respectivamente os municípios do Agreste e Borborema e as regiões do Sertão e Alto Sertão da Paraíba.

Desde o final do mês de abril, o Governo observa um crescente aumento das ocupações dos leitos hospitalares dedicados à Covid-19, em especial dos leitos de terapia intensiva e enfermaria dedicados a pacientes adultos.

O intervalo compreendido entre os dias 21 e 28 de maio, referente à análise, apresentou ainda um número médio de 98 internações ao dia, em todo o estado, um recorde quando comparado o mesmo dado no mês de março, até então o pior desde o início da pandemia, com 92 internações ao dia.

O secretário executivo de Saúde do estado, Daniel Beltrammi, afirma que a rejeição ao uso de máscaras e a ocorrência de atividades com grandes aglomerações, principalmente entre a população das faixas etárias de 19 a 59 anos, têm afetado os indicadores utilizados pelo Plano Novo Normal no prazo de uma semana.

“Os esforços para que se contenha a evolução da situação pandêmica para pior dependem da decisão de cada uma das pessoas em seguir protegendo suas vidas, por meio dos métodos e comportamentos reconhecidamente efetivos para conter a disseminação do novo coronavírus, como não aglomerar, fazer uso de máscara e manter a higiene das mãos”, reforça o secretário.

A Nota Técnica da 26ª avaliação do Plano Novo Normal reforça que as medidas adotadas pelo Governo do Estado, por meio de sucessivos decretos publicados ao longo dos meses de março, abril e maio, para atenuar os riscos provocados pelo cenário epidemiológico da pandemia no estado mostraram-se de extrema importância sanitária e social, em virtude do crescimento rápido e expressivo do número de novos casos (mais de 2 mil por dia), internações hospitalares (mais 110 novas internações ao dia) e óbitos (superior a 30 diários), ao longo deste mês.

Leave a Reply

Your email address will not be published.