Secretário apresenta projeto de vacinação em massa

Em audiência com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, apresentou o projeto piloto de soroprevalência e de vacinação em massa, contra a Covid-19, no município de Sousa – 69.723 habitantes -, a exemplo do que aconteceu na cidade paulista de Botucatu (SP). A população acima de 18 anos seria testada e vacinada.

“Como a taxa de transmissibilidade de Sousa é elevada, escolhemos o município para realizar esse possível projeto piloto. Nós testaríamos com os antígenos toda a população acima de 18 anos e posteriormente toda a vacinação dessa população”, pontuou Geraldo Medeiros.

De acordo com o secretário, foram feitas outras três reivindicações ao Ministério da Saúde: 100 respiradores para implantação de mais UTI adulto para Covid-19; um acelerador linear para o Hospital do Bem, em Patos e um projeto piloto de Trauma na Paraíba.

“Estamos nessa nova crescente de casos de Covid-19 na Paraíba. Vamos ampliar a oferta de leitos de UTI, por isso, fizemos o pedido de 100 respiradores. Sobre o projeto piloto relacionado à doença Trauma, segundo a Organização Mundial de Saúde, de 2021 a 2030 há uma meta a ser atingida de diminuição de 50% do número de mortes em decorrência da doença trauma, como acidentes no trânsito e ocorrências interpessoais”, disse.

Ainda em Brasília, o secretário Geraldo Medeiros também participou de uma reunião do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) com o embaixador de Taipei/Taiwan no Brasil, Tsung-Che Chang, acompanhado do primeiro secretário, Eduardo Lin. Na ocasião, o embaixador falou a respeito do enfrentamento da pandemia na ilha, enfatizando ações de vigilância, controle de entrada, testagem, proteção de dados.

Leave a Reply

Your email address will not be published.