UTIs lotadas levam prefeito a endurecer medidas

Classificado com a bandeira vermelha, no 25º Mapa de Avaliação da Covid-19, o município de São Mamede decidiu pela volta do toque de recolher das 21h às 5h. O Hospital Regional de Patos, referência no atendimento a pacientes com Covid-19 na região, chegou a 100% das UTIs lotadas.

O prefeito Umberto Jefferson (Democratas), que é médico, anunciou nesta segunda-feira (17), através de um vídeo nas redes sociais, novo decreto com medidas ainda mais restritivas, válido até o dia 30 deste mês. “Precisamos do compromisso, da empatia e da responsabilidade de toda a população de bem de São Mamede para que juntos, logo, logo, estejamos numa melhor situação”.

Bares, restaurantes, lanchonetes somente funcionarão até as 21 horas, e apenas no formato delivery ou pague e leve. Casas de jogos de azar, como sinucas, bingos, serão fechados, bem como as academias. Incluindo-se a proibição de práticas de esportes ao ar livre, nas praças públicas.

As celebrações religiosas e reuniões comunitárias devem obedecer as medidas sanitárias previstas no decreto. Os representantes são responsáveis pela manutenção da higienização dos presentes e das pessoas que colaboram internamente, além das transmissões online.

Também estão proibidos o comércio de ambulantes, feira livre e informal. Já os salões de beleza, barbearias e cuidados pessoais podem funcionar com a sua capacidade reduzida, mas apenas por agendamento, para evitar aglomerações.   

As repartições públicas retornam para o trabalho remoto, excetuando-se as secretarias com serviços essenciais, como a Saúde, Assistência Social, Infraestrutura e Transportes.

Leave a Reply

Your email address will not be published.