CPI da Covid é suspensa após confusão e gritaria

A Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid-19, com 11 titulares e 7 suplentes, não tem nenhuma senadora. A bancada feminina, que foi provocada pelo senador Flávio Bolsonaro semana passada, não gostou e pediu espaço na comissão. O presidente da CPI, Omar Aziz (PSD), acabou abrindo uma “concessão”, nas palavras dele, dando espaço para que elas participassem das sessões e a confusão foi instaurada.

A concessão acabou em bate-boca generalizado porque os governistas – que são em menor número e liderados por Ciro Gomes (Progressistas) – questionaram a participação das mulheres, gerando um debate machista e de gênero. A reunião foi suspensa no momento em que depõe o ex-ministro da Saúde Nelson Teich, que ficou menos de um mês no cargo.

“Uma concessão feita por nós. Não está no regimento. Não é uma questão porque são mulheres, é porque têm representatividade”, disse há pouco Aziz, na sessão em andamento para ouvir Nelson Teich. “Só não entendo por que tanto medo das vozes femininas”, afirmou Eliziane Gama (Cidadania).

O senador Ciro Nogueira reagiu: “As pessoas ficam querendo dar uma outra versão, como se a gente estivesse perseguindo as mulheres. Quem perseguiu as mulheres foi o seu partido que não lhe indicou, senadora”.

A líder da bancada feminina, Simone Tebet (MDB), também presente na sala de reunião, disse que “privilégios é algo diferente de prerrogativa”. Leila Barros (PSB) questionou “por que homens podem falar e mulheres não?”.

Virou bate-boca generalizado, com o líder do governo Bolsonaro no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB), gritando que o regimento do Senado “está sendo rasgado” para dar espaço às mulheres na CPI. O governista Marcos Rogério (DEM) chegou a dizer que as mulheres querem “dar peia [surra]”no presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o que causou ainda mais confusão.

O presidente Omar Aziz foi taxativo: “Podem brigar aí à vontade, [podem] fazer o que quiserem aí”. Do jeito que vai, a CPI não só vai terminar em pizza como em baderna.

Com informações de O Antagonista

Leave a Reply

Your email address will not be published.