Ernesto Araújo não aguenta pressão e pede para sair

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, decidiu pedir demissão do cargo. A informação foi repassada pelo próprio chanceler a seus subordinados. Segundo fontes do Planalto, o chanceler e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) terão mais uma reunião às 17h, afirma o Jornal O Globo.

Ernesto, um dos mais ligados à ala ideológica bolsonarista, teria dito ao presidente que não quer ser um problema ao governo. A expectativa é que a saída do Araújo seja oficializada ainda nesta segunda-feira (29).

Com a saída de Araújo, o Palácio do Planalto gostaria de nomear outro diplomata para o cargo, ligado à ala bolsonarista. Os nomes mais cotados são o de Nestor Forster, que representa o Brasil nos Estados Unidos, e Luis Fernando Serra, que está na França.

A insinuação feita no domingo (28), por Ernesto Araújo, de que a senadora Kátia Abreu (PP-TO) estaria pressionando-o em favor de interesses da China na instalação da internet 5G no Brasil gerou indignação e forte reação dos parlamentares, que avaliam que a instituição do Senado está sendo atacada.

“A tentativa do ministro Ernesto Araújo de desqualificar a competente senadora Kátia Abreu atinge todo o Senado Federal. E justamente em um momento em que estamos buscando unir, somar, pacificar as relações entre os Poderes. Essa constante desagregação é um grande desserviço ao país”, defendeu o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, nas redes sociais, ainda no domingo.

Leave a Reply

Your email address will not be published.