CBMPB resgata jovens ilhados após “cabeça d’água”

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, em Campina Grande, atendeu a um chamado de pessoas que haviam ficado ilhadas no Rio Paraíba, em Alcantil. A informação que chegou a Centro Integrado de Operações era de sete jovens que faziam trilhas pela região, ao atravessar o leito do rio, foram surpreendidos por um fenômeno conhecido como “cabeça d’água”, que é o aumento rápido e repentino do nível de um rio corrente ou cheio, devido a chuvas nas cabeceiras ou em trechos mais altos de seu percurso.

Dois dos sete jovens que faziam o esporte de aventura, conseguiram sair e pedir socorro, enquanto cinco permaneceram ilhados e cercados pela forte correnteza. Uma guarnição de Busca e Salvamento deslocou- se ao local, contudo devido a dificuldade da ação, necessitou de apoio na operação de resgate.

O Tenente Coronel Jean Benício, comandante regional do Corpo de Bombeiros, que envolve Campina Grande e mais 103 cidades, deslocou-se com uma segunda equipe de salvamento, com militares da Força Regional, levando mais suporte humano e logístico para a operação de resgate dos jovens. Foram utilizados equipamentos específicos de Salvamento Aquático e Terrestre.

Chegando ao local, circuitos com cordas e equipamentos foram montados para a garantia da travessia, realizando assim o resgate dos jovens. Ambulâncias do 2⁰ Batalhão e do SAMU do município de Alcantil foram acionadas para oferecer suporte médico as vítimas. Ao final, os jovens foram entregues aos familiares que estavam em situação de desespero.

O resgate teve início por volta das 18h do domingo (28) e foi concluída às 4h desta segunda-feira (29) devido as dificuldades de acesso e das fortes correntezas do Rio Paraíba, que encheu devido as fortes chuvas que caíram ontem. Populares e familiares dos jovens agradeceram as ações do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) pelo salvamento.

Leave a Reply

Your email address will not be published.