Leo afirma que Capital tem 100 leitos UTI Covid

O vice-prefeito da Capital, Leo Bezerra (Cidadania), durante entrevista coletiva nesta segunda-feira (08), detalhou o trabalho que a Prefeitura tem feito para enfrentar a pandemia causada pelo novo coronavírus. Leo também apresentou os números de leitos – UTIs e enfermarias – para atender pacientes com a doença, rebatendo o que disse o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD), de que teria havido redução de leitos.

“Não estamos medindo esforços para reduzir os efeitos da Covid. O trabalho tem sido permanente, 24 horas por dia e assim vai continuar. Hoje iniciamos mais uma fase do plano de vacinação, focada na faixa etária de 75 e 79 anos e o nosso pedido é pela consciência e o apoio da população. Façam a sua parte. Quem puder, fique em casa”, alertou o vice-prefeito Leo Bezerra, ao lado do secretário de Comunicação, Marcos Vinícius, do líder do Governo na Câmara, vereador Bruno Farias (Cidadania) e do secretário de Saúde, Fábio Rocha.

Durante a coletiva foi exposto que, neste período, foram abertos 46 novos leitos de UTI nos hospitais da rede municipal de saúde. Atualmente, a rede conta com 227 leitos exclusivos para Covid-19, sendo 100 de UTI – 46 foram abertos nos últimos dois meses -, 95 de enfermaria e 32 de estabilização. Nos próximos dias, o número de leitos de UTI deverá chegar a 130.

A estrutura móvel também foi reforçada. Neste domingo (07), a cidade recebeu cinco novas ambulâncias, sendo três para retaguarda nas UPAs e duas para o Samu. Todas elas ficarão à disposição para o atendimento Covid. Além disso, 15 veículos foram acrescidos no apoio à vacinação, tanto para abastecimento quanto para a imunização à domicílio. São três novas viaturas em cada um dos cinco distritos sanitários.

“Temos trabalhado arduamente com o desafio de ampliar nossa rede, não só de UTI, mas de enfermaria e leitos de estabilização, capacitados por respirador e por monitor para oferecer a melhor assistência à população. Nos próximos dias, teremos a ampliação efetivada dos leitos do Prontovida e do Hospital Santa Isabel, somando 35 leitos da rede municipal para o combate à Covid-19”, destacou a secretária executiva da Saúde, Rossana Sá.

A rede hospitalar também passou a contar com cinco usinas para produção de oxigênio, garantindo esse elemento fundamental para os pacientes em tratamento de síndromes respiratórias graves. Para reforçar o pessoal, foram contratados 502 profissionais, no período de 16 de fevereiro a 6 de março, em três chamadas do edital de 2020 e uma referente ao edital de 2021.

Com o aumento do número de casos da doença em todo o País, o prefeito Cícero Lucena adotou medidas restritivas, por meio de decreto, para evitar aglomerações e conter a disseminação do coronavírus na Capital paraibana. As determinações foram construídas e debatidas com as categorias setoriais.

Equipes de várias secretarias estão empenhadas conjuntamente para fiscalizar o cumprimento do decreto, por meio da Operação Previna-se. A população também pode contribuir, denunciando aglomerações de pessoas por meio dos números de telefone 160 ou 98600-4815. O Disque Denúncia de Aglomeração já soma quase dois mil chamados.

Até a última sexta-feira (05), foram registrados 52.619 casos de Covid-19 em João Pessoa, sendo 43.153 recuperados e 1.239 óbitos confirmados.

Leave a Reply

Your email address will not be published.