Azevêdo diz que Estado é uno e critica politicagem

O governador João Azevêdo (Cidadania) mandou um recado claro, com destino e endereços certos, durante o programa Conversa com o Governador, desta segunda-feira (08). “As lideranças desse Estado têm a obrigação de saber que o estado é uno. Não há de se fazer reserva de mercado [com leitos de UTI Covid]”, disse. Não citou nomes, mas certamente foi para o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD).

João taxou de politicagem pequena “a visão estreita de alguns lideranças” que levam à população interpretações equivocadas. O governador afirmou que a situação e a pressão sob o sistema de saúde público aumentou e a Paraíba tem registrado, em média, uma internação a cada 20 minutos. “Estamos com um problema sério devido a velocidade do contágio é muito maior, aumentando a demanda por leitos de hospital”.

Ainda durante o programa, ele apresentou os números dos leitos – UTI e enfermaria para pacientes com Covid-19 – na 1ª Macrorregião, com sede em João Pessoa, e na 2ª Macrorregião, com Campina à frente. João Azevêdo comparou os números de leitos em agosto de 2020, pior momento da pandemia, com os deste domingo (07).

“Vou repor a verdade por que nada melhor que a verdade. Dizer que João Pessoa ou a 1ª microrregião de Saúde não abriu leitos é uma grande mentira. Em agosto do anos passado, a Macrorregião da Capital tinha 193 leitos de UTI e 273, de enfermaria. Hoje são 212 leitos de UTI e 281 em enfermarias.

Já na microrregião encabeçada por Campina Grande, em agosto era 119 leitos de UTI Covid e mais 215 em enfermarias. Dados deste domingo (07), mostram 139 leitos de UTI e 202 em enfermarias. “A responsabilidade de abrir leitos à população, estamos cumprindo”, declarou o governador. E complementou: “Não é hora de discurso fácil, palavras soltas ou de efeito”.

Logo após reunião com o governador, os demais Poderes e representantes do MPF, MPPB e MPT, Bruno, em uma live, voltou a questionar o porquê de Campina Grande ter sido “rebaixada” à bandeira laranja, quando os pacientes atendidos na cidade seriam de outras cidades do Estado.

Leave a Reply

Your email address will not be published.