O deputado federal João Roma (Republicanos), aliado do presidente do Democratas, ACM Neto, foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para assumir o Ministério da Cidadania. Onyx Lorenzoni, que ocupava a Pasta, foi transferido para a Secretaria-Geral da Presidência. As nomeações foram publicadas na tarde desta sexta-feira (12) no Diário Oficial da União.
Roma é o primeiro integrante do Republicanos, partido do chamado Centrão e que conta com forte presença de evangélicos, a compor o primeiro escalão do governo Bolsonaro. Apesar de ser aliado, a nomeação não agradou a ACM Neto já que acontece em meio a troca de farpas entre o presidente do DEM e o ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia, de que o apoio do partido ao deputado Arthur Lira (PP) estaria condicionado a troca de cargos.
“Considero lamentável a aceitação, pelo deputado João Roma, do convite do Palácio do Planalto para assumir o Ministério da Cidadania”, manifestou ACM Neto, logo após a nomeação. João Roma foi Chefe de Gabinete do democrata na Prefeitura de Salvador. ACM acrescentou: “A decisão me surpreende porque desconsidera a relação política e a amizade pessoal que construímos ao longo de toda a vida”.
Já Rodrigo Maia, tão logo saiu a nomeação, usou as redes sociais para atacar o ex-amigo: “ACM Neto mostrou seu caráter”. Quem reagiu à alfinetada foi o presidente do Republicanos, Marcos Pereira, que respondeu: “Você sabe que essa sua publicação não está correta. ACM Neto não tem participação nenhuma nessa indicação. Inclusive ele me pediu para não fazer, mas eu não tinha condições de retirar o nome do Roma. Se tiver que colocar na conta de alguém, coloque na minha”, escreveu em uma rede social.
Onyx ocupará o posto que estava vago desde a ida de Jorge Oliveira para o Tribunal de Contas da União, no ano passado. A decisão de trazer Onyx de volta ao Planalto vem na esteira das negociações com o Centrão, no contexto da eleição da Câmara e do Senado.
Leave a Reply