João Gonçalves e Tovar eleitos sem imprevistos

Bem diferente do que foi da Mesa Diretora e da antecipada em dois anos para o 2º biênio, em janeiro de 2019, a sessão realizada nesta segunda-feira (01) foi até tranquila. O acordo firmado entre os parlamentares, pelo menos entre a maioria, garantiu a vitória de João Gonçalves para 1º Secretário da Mesa (24 votos, dos 36 presentes), e a de Tovar Correia Lima (PSDB) para 2º Vice-presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba. Ele obteve 35 votos e 1 abstenção. A sessão foi conduzida pelo presidente da Casa, Adriano Galdino.

Para o 1º cargo, disputavam além de João, Pollyanna Dutra (PSB) e Wallber Virgulino (Patriotas). A vaga a ser preenchida foi aberta com a renúncia de Nabor Wanderley (Republicanos), empossado prefeito de Patos. A vaga, nos bastidores, foi disputada voto a voto por Pollyana, que chegou a votar contrário a votação, via drive thru, pelo deputado Edmilson Soares, que é do grupo de risco. Ela obteve 11 votos. Já Virgulino teve 1 voto, o dele mesmo.

Já para a 2ª Vice-presidência, além de Tovar, Wallber Virgulino estava no páreo. Segundo a rádio peão, a única abstenção para essa votação pode ter sido do parlamentar. A vaga já havia sido “acertada” para a bancada de oposição. Antes era ocupada por João Henrique, que faleceu vítima de Covid-19.

A sessão que abriu o ano legislativo foi realizada na sede do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo da Paraíba (Sinpol-PB) foi presencial e contou com a participação de 34 parlamentares e dois suplentes no mandato – Jullys Roberto e Janduhy Carneiro. Felipe Leitão (Avante) e Caio Roberto (PL) estão licenciados.

Também foi a primeira vez que Anísio Maia (PT), Jane Panta (PP) e Jutay Menezes (PRB) puderam cumprimentar os colegas já que assumiram a titularidade durante a pandemia, em meio a eleição municipal e com sessões on line. Eles assumiram as vagas de Genival Matias, que faleceu vítima de AVC, de Nabor, agora prefeito, e de João Henriques (PROS).

Também foi a primeira aparição do deputado Wilson Filho (PTB) como líder do Governo na Casa. Ele foi escolhido diretamente pelo governador João Azevêdo (Cidadania), que estará nesta terça-feira (02), na sessão da Assembleia, desta vez de forma remota, para apresentar a mensagem do Governo para 2021. Wilson Filho substitui Ricardo Barbosa, que exerceu a liderança até dezembro passado.

Leave a Reply

Your email address will not be published.