Saúde divulga nota sobre suposto roubo de vacina

O carro de uma servidora da Secretaria de Saúde de Campina Grande, que transportava doses de vacina contra a Covid-19, foi roubado na manhã deste domingo (31). O roubo aconteceu após a realização da vacinação de funcionários do Hospital de Trauma. Os assaltantes levaram o carro e, com isso, as vacinas que estavam no veículo.

A Polícia Militar localizou o carro no final da manhã, próximo a entrada do município de Puxinanã, e informou que todas as doses estavam intactas no compartimento da mala. A Secretaria de Saúde de Campina Grande encaminhou nota à imprensa, no início da noite, sobre a suposta tentativa de roubo a sete ampolas de vacina contra a Covid-19, no estacionamento do Hospital de Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes.

Confira a nota:

1) As ampolas foram conduzidas ao Hospital de Trauma, para imunização da equipe daquela unidade estadual de Saúde, em veículo próprio da Secretaria Municipal de Saúde, neste sábado, 30. O recolhimento das eventuais ampolas remanescentes estava programado como missão de outra equipe da Secretaria, na manhã seguinte.

2) Pela manhã, a enfermeira (servidora efetiva do Trauma e do Município), responsável pela devolução das vacinas, já de saída de seu plantão no hospital, aguardava em seu veículo a chegada da equipe da Secretaria de Saúde para fazer a entrega do material, mantendo a caixa térmica elétrica ligada diretamente na fonte do carro, por uma questão de zelo profissional: a medida evita riscos de perda do produto.

3) A escolha da profissional de saúde por esperar até amanhecer o dia para acionar a Secretaria de Saúde do Município, no recolhimento das doses remanescentes da vacina, tem uma lógica indiscutível: o histórico lamentável de crimes de toda ordem, violência e tentativas de assalto na área do Hospital de Trauma. A própria ação criminosa matinal, com o tomada do veículo, deu razão a esse tipo de temor por parte da servidora.

4) A interpretação livre nas redes sociais de que o assalto teria como alvo as vacinas contra a Covid-19 não se sustenta pelos resultados da ação da Polícia Militar – que merece os aplausos do Município e da população. A localização e recuperação em tempo relativamente curto do veículo permitiu a comprovação de que as sete ampolas dos imunizantes estavam intactas e bem acondicionadas na caixa térmica, tão zelosamente cuidada pela enfermeira.

5) A Secretaria de Saúde de Campina Grande, por fim, anuncia duas decisões relativas ao fato: dará todo apoio ao alcance do Município à enfermeira vítima da violência em pleno exercício de sua missão profissional, ao mesmo tempo em que abrirá um Processo Administrativo para apurar os fatos em toda a sua extensão, com o propósito de avaliar responsabilidades e até efetuar eventuais ajustes no protocolo e na logística no processo de vacinação, preservando sempre a transparência e o compromisso com a qualidade do serviço prestado por suas equipes.

Veículo roubado foi recuperado pela Polícia Militar

Leave a Reply

Your email address will not be published.