Santiago apresenta PL a Bolsonaro que recria auxílio

O deputado federal Wilson Santiago (PTB) se reuniu nesta quarta-feira (13) com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que recebeu a bancada do PTB na Câmara para uma pauta política. Santiago aproveitou a oportunidade para apresentar o Projeto de Lei que estabelece o pagamento do Auxílio Emergencial, no valor de R$ 600, desta vez para o período entre janeiro e junho deste ano.

Ao Blog, Santiago informou que a reunião foi boa. “O presidente reconhece a necessidade de se tomar alguma medida para atender as pessoas que estavam sendo beneficiadas com o auxílio e que iniciaram 2021 sem a renda. Mostrou quanto o País estava gastando por mês e que a situação é difícil”, explicou.

O parlamentar disse que Bolsonaro está disposto a dialogar. “Mostramos o projeto a ele e da minha parte disse ao presidente que está em aberto a conversar, inclusive em relação ao valor proposto [R$ 600]”. Dados do Ministério da Cidadania mostram que o Auxílio Emergencial atendia 68 milhões de pessoas.

Também foi pedido, pelo paraibano, a instalação de um Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen), que tem sede em João Pessoa, no Sertão do estado – no caso, no município de Sousa. Santiago argumentou que um laboratório desse porte, na região, oferecerá melhor tempo de resposta “aos agravos que são endêmicos em nossa região, como a dengue, leishmaniose visceral, H1N1, covid-19, entre outras enfermidades, otimizando, assim, o diagnóstico e tratamento precoce dos pacientes”.

Pauta política – A bancada do PTB esteve com Jair Bolsonaro com duas pautas políticas: convite para se filiar à legenda, já que o presidente está atualmente sem partido e, claro, a eleição para a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. O presidente tem dito que apoiará Arthur Lira, do Progressistas. O PTB deve seguir junto. Mas, Wilson Santiago afirmou que Bolsonaro não impôs ou condicionou o apoio do PTB à Lira. Deixou o partido à vontade.

Leave a Reply

Your email address will not be published.