Capital está preparada, diz Cícero a Pazuello

Os municípios serão responsáveis pela logística de armazenamento da vacina contra a Covid-19 e aplicação das doses nos grupos prioritários, determinados pelo Ministério da Saúde. A informação foi repassada pelo prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), nesta quinta-feira (14), após reunião, por videoconferência, com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

Na pauta, as definições as definições sobre o Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19. Também participaram da reunião on line, o vice-prefeito Leo Bezerra e o secretário de Saúde da Capital, Fábio Rocha.

Cícero Lucena garantiu que a cidade vai estar preparada para o início imediato da imunização. “Já traçamos todas as estratégias necessárias para que possamos fazer a nossa parte, que é armazenar em nossa rede fria, bem como a aplicação em postos que serão devidamente informados à população para que possamos de forma rápida atender os grupos prioritários, no qual incluiremos profissionais da educação”, informou.

De acordo com o secretário de Saúde, 22 ginásios esportivos já foram contatados para servirem de espaço de vacinação. “A aplicação também será feita nos hospitais e à domicílio nos casos em que isso for necessário”, afirmou.

Fábio Rocha e a secretária executiva Rossana Sá também participaram da reunião remota. A definição das prioridades vai atender à legislação federal, sendo iniciada pelos grupos de risco. No encontro, ainda ficou definido que o Governo do Estado será responsável pelo transporte e pela compra de agulhas e seringas, e que ficará a cargo do Governo Federal a aquisição das doses.

Serão oito milhões neste primeiro momento. Dois milhões chegarão ao país em 48 horas, vindos da Índia com selo da AstraZeneca. Outras seis milhões de doses da Coronavac estão em produção. E, ainda assim, a Anvisa

Leave a Reply

Your email address will not be published.