PB zera bandeira vermelha e Sertão sai da laranja

A primeira avaliação de 2021, dentro do Plano Novo Normal Paraíba, e o 16º Mapa divulgado desde que foi instituído, mostra que grande parte Sertão do Estado deixou a bandeira laranja (mobilidade restrita), e que não há mais municípios com o bandeira vermelha (mobilidade impedida). A Secretaria de Saúde do Estado publicou, neste sábado (09), a avaliação com a análise situacional e evolutiva da pandemia da Covid-19 na Paraíba, além de recomendações necessárias para contenção da recrudescência da pandemia em todo Estado. 

A primeira avaliação de 2021 passa a vigorar nos 223 municípios a partir da próxima segunda-feira (11). A redução, considerada expressiva da participação da bandeira laranja (mobilidade restrita), saiu de 38% para 9% dos municípios. Mostrou ainda um crescimento da bandeira amarela (mobilidade reduzida) de 56% para 87% dos municípios paraibanos, e discreto crescimento dos municípios em bandeira verde (mobilidade livre) de 3% para 4%. 

A literatura científica internacional aponta que os reflexos da adoção de comportamentos de alto risco, como o abandono do uso de máscaras e a ocorrência de  atividades com grandes aglomerações, majoritariamente entre a população das faixas etárias de 19 a 59 anos, afetam os indicadores utilizados pelo Plano Novo Normal no prazo de uma semana, o que permite correlacionar a piora ou a melhora do comportamento social, quanto à adoção de medidas protetivas, com a deterioração ou melhora do contexto epidemiológico e das capacidades do sistema de saúde, na forma de maiores ou menores ocupações dos leitos hospitalares para os cuidados à Covid-19 na Paraíba. 

O secretário executivo de Gestão de Redes de Saúde, o médico sanitarista Daniel Beltrammi, credita parte do sucesso desta avaliação às medidas adotadas pelo Governo do Estado, ratificadas pelos Ministérios Públicos e Poder Judiciário, entre os dias 24 de dezembro e 01 de janeiro (festas de final de ano).

Ele afirma que “os efeitos positivos destas medidas já podem ser observados na consistente melhoria das condições da pandemia de Covid-19 na Paraíba traduzidas na 16ª avaliação do Plano Novo Normal”. O secretário também reforça que “os esforços para que se contenham as evoluções da situação pandêmica para pior devem ser mantidos e dependem da decisão de cada uma das pessoas em seguir protegendo suas vidas por meio dos métodos e comportamentos reconhecidamente efetivos para conter a disseminação do novo coronavírus”. 

Saber como se proteger do contágio pelo novo coronavírus é fundamental e por isso a Secretaria Estadual de Saúde reforça a recomendação de que as equipes de saúde sigam orientando as famílias para que estas permaneçam em seus domicílios mantendo convívio apenas com seu núcleo familiar básico, ou seja, com as pessoas que coabitam.

Beltrammi afirma que “melhoras da situação da Covid-19 na Paraíba dependerão muito da ainda maior adesão de todas as paraibanas e paraibanos às três medidas que mais protegem a saúde e da vida das pessoas: usar máscaras, lavar as mãos e manter o distanciamento social, decisões e gestos que precisarão estar cada vez mais presentes em nossos cotidianos”, finaliza Beltrammi.

Leave a Reply

Your email address will not be published.