Aguinaldo abre mão da disputa, mas sai bem maior

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) abriu mão da pré-candidatura à presidente da Câmara, dentro do grupo comandado pelo atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), para apoiar o nome do presidente do MDB, Baleia Rossi. Aliás, o emedebista que ganhará não só os votos do paraibano, mas um cabo eleitoral que, de estratégia, sabe o que faz.

Para quem pensa que o paraibano “perdeu”, não se engane. Não é à toa que Aguinaldo, é líder do Bloco da Maioria, dá um “passo atrás”, mas pensando à frente. “Estou à vontade porque defendo aquilo que acredito”. Já Rodrigo Maia sabe que precisa de Aguinaldo que, com aquele estilo tranquilo, sabe conduzir como ninguém bastidores. Tanto que o bloco da esquerda apoiava o nome dele.

“Quero agradecer ao líder Aguinaldo, talvez meu grande amigo na Câmara dos Deputados”, disse o presidente da Câmara. A decisão foi tomada durante uma reunião, na tarde desta quarta-feira, 23, entre lideranças de 11 partidos: DEM, PSDB, MDB, Cidadania, PSL, PT, PCdoB, PDT, PSB, PV e Rede. Ao final, Aguinaldo, Maia e Baleia deram uma entrevista coletiva, iniciada pelo paraibano, que já líder do Governo Michel Temer (MDB).

“Eu entendo que em um projeto em que nós integramos em defesa da democracia, da independência da Câmara dos Deputados e da liberdade do País, eu decidi, decidir. Abri mão da pré-candidatura, dando um passo atrás para que o País dê um passo à frente”, disse Aguinaldo, agradecendo aos parlamentares que estiveram com ele e, em especial a Esquerda, com destaque para o PT, além do PSL.

Já Rodrigo Maia, afirmou que o deputado Baleia Rossi vai liderar um novo ciclo e garantir a democracia e a independência da Câmara dos Deputados. “Nós queremos construir o melhor para o Brasil, a modernização do Estado brasileiro, a redução das desigualdades, da saúde e educação”, destacou o presidente.

Ele complementou: “Até fevereiro, vamos dialogar com todos os parlamentares, unificar especialmente os deputados que compõem nosso grupo, para construir o melhor para o Brasil, com a certeza de que reuniremos as condições de eleger o próximo presidente da Câmara dos Deputados”.

Baleia Rossi rasgou elogios Aguinaldo. Disse que o paraibano é um dos líderes mais respeitados, entre todos os campos políticos, no Congresso. O emedebista disse que a campanha é difícil, “mas que será de vitória”. Disse que Rodrigo Maia teve um papel fundamental como presidente, de garantir a independência da Câmara. “E colocou a Câmara dos Deputados como protagonista dos grandes debates da nação, nos últimos dois anos”.

Leave a Reply

Your email address will not be published.