João Azevêdo e Bruno discutem ações conjuntas

O governador João Azevêdo (Cidadania) se reuniu, nesta sexta-feira (18), com o prefeito eleito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD). Eles discutiram ações integradas de enfrentamento da pandemia do coronavírus e o estudo de protocolos de regulação e medidas para evitar uma maior disseminação do novo vírus durante as festividades de final de ano.

Para quem esperava um clima “adversário” só conseguiu ver dois gestores, políticos, buscando a mesma solução para o mesmo problema: vencer a Covid-19. João Azevêdo e Bruno Cunha Lima mostraram que a campanha eleitoral passou e que, como bem disse o prefeito eleito, o que for para ajudar Campina, “estarei batendo na porta”.

Na ocasião, Azevêdo destacou as ações desenvolvidas pelo Governo da Paraíba para assegurar a assistência em saúde aos paraibanos, com a ampliação na oferta de leitos de UTI e de enfermaria. Ele também ressaltou a importância do diálogo entre as gestões para dar as respostas necessárias à população no enfrentamento da doença.

“Até o final de dezembro, vamos abrir mais 181 leitos, sendo 99 de enfermaria, 12 de decisão clínica e 70 de UTI e essa reunião foi importante para que possamos nivelar as informações, analisar os protocolos existentes e aprimorá-los, se for necessário, porque só há como enfrentar essa doença com a união de esforços, com a expertise e estrutura de cada um”, pontuou o governador.

O gestor ainda evidenciou o trabalho da Secretaria de Saúde do Estado na preparação do Plano de Estadual de Vacinação, que atenderá as demandas de cada tipo de vacina colocada à disposição da sociedade.

“O nosso plano será implementado dentro da lógica do plano nacional. Já temos em estoque 280 mil seringas, vamos comprar mais três milhões e estamos aguardando a licença da Anvisa porque a vacinação irá diminuir o número de casos, e consequentemente, de óbitos”, completou.

Bruno Cunha Lima considerou importante a integração das forças administrativas para solucionar as demandas impostas pela pandemia do coronavírus. “Nós entendemos que devemos evitar um aumento ainda maior do contágio, a partir da responsabilidade de cada um de nós no cuidado e no atendimento à parte sanitária, com a higienização das mãos e uso de máscaras, sobretudo, nessa época de final de ano”.

E mais: “Precisamos cumprir a nossa parte para que o poder público possa fazer o seu papel e nós não vamos medir esforços para garantir a vacinação e o atendimento para todos os casos de coronavírus”.

O vice-prefeito Lucas Ribeiro (Progressistas) também participou da reunião. “Além de visualizarmos o panorama geral de casos no Estado, o que é muito importante em virtude de muitos pacientes serem encaminhados aqui para Campina, nós pudemos também apresentar o nosso programa estratégico de imunização contra a doença”

Lucas lembrou que, em um trabalho dedicado do prefeito Romero Rodrigues (PSD), que encerra o mandato no dia 31 deste mês, e da Secretaria de Saúde, sob comando do secretário Felipe Reul, Campina Grande foi a primeira cidade do país a elaborar esse protocolo, o que foi reconhecido pelo Ministério da Saúde.

Leave a Reply

Your email address will not be published.