Maia aponta Aguinaldo como um dos sucessores

Em entrevista à Globo News, na manhã desta segunda-feira (07), o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), disse que o deputado federal paraibano Aguinaldo Ribeiro (PP) é um de “seus candidatos” a sucessor na Casa. O paraibano tem

O democrata afirmou que nunca teve a intenção de disputar a reeleição, mas a campanha nos últimos meses vem mostrando o contrário. Maia confirmou, no entanto, que tem plano de criar um sucessor para o comando da Câmara.

Além de Aguinaldo, que é líder do Bloco da Maioria, o presidente citou os nomes de Baleia Rossi (MDB), Eumar Nascimento (DEM), Luciano Bivar (PSL) e Marcos Pereira (Republicanos). Já o deputado Arthur Lira (PP) seria a aposta do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), mas que não tem o consenso do bloco.

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu barrar a reeleição dos atuais presidentes da Câmara e do Senado, Maia e Davi Alcolumbre (DEM-AP). O julgamento foi finalizado neste domingo (06), em plenário virtual.

O voto decisivo foi dado pelo presidente do STF, ministro Luiz Fux. Antes, o plenário já havia formado maioria para barrar uma nova candidatura de Rodrigo Maia, eleito presidente por dois mandatos consecutivos. A situação de Alcolumbre seguia pendente. O ministro Luiz Fux, aliás, mandou o recado: “Não usem o Judiciário para providências perfeitamente alcançáveis no bojo do processo político democrático”.

O julgamento da ação, protocolada pelo PTB, teve início na última sexta-feira (04). Os 11 votos já foram registrados mas, até que o resultado seja proclamado, os ministros ainda podem mudar de posicionamento.

De acordo com o presidente da Câmara, a decisão do STF deu mais “energia” aos deputados que articulam a disputa pelo comando da Casa. Maia enfatizou que seu candidato vai representar o movimento de independência da Câmara dos Deputados. Segundo ele, a candidatura não será contra o Governo, nem ninguém, mas a favor da democracia e do fortalecimento da Casa.

Sobre uma eventual reeleição de Rodrigo Maia:

  • 7 votos contra: Nunes Marques, Marco Aurélio, Cármen Lúcia, Rosa Weber, Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e Luiz Fux
  • 4 votos a favor: Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski

Sobre uma eventual reeleição de Davi Alcolumbre:

  • 6 votos contra: Marco Aurélio, Cármen Lúcia, Rosa Weber, Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e Luiz Fux
  • 5 votos a favor: Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Nunes Marques, Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski

Leave a Reply

Your email address will not be published.