Azevêdo discute plano de vacinação com Pazuello

O governador João Azevêdo (Cidadania) afirmou, nesta terça-feira (20), que a vacinação contra a Covid-19 terá início em janeiro de 2021. Em relação ao número de doses que serão destinadas à Paraíba, dentro do Plano Nacional de Vacinação, ainda não está definido.

A informação foi dada a João Azevêdo, e demais governadores, pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em reunião virtual. Foi montado um cronograma e, ainda este mês, haverá reunião com especialistas para definir a campanha de vacinação. O governador disse ainda que, em novembro, está previsto um estudo epidemiológico.

Ele destacou a importância da reunião e da garantia de um ambiente seguro no país para assegurar a distribuição das vacinas. “É importante o Ministério da Saúde assumir a coordenação geral desse processo e, isso nos tranquiliza, porque teremos um trabalho muito grande pela frente e com essa garantia teremos êxito nessa caminhada”, pontuou o gestor.

“A apresentação desse plano, que será colocado à disposição para análise por parte dos governadores, vai acontecer entre novembro e início de dezembro, deixando assim tudo pronto para o início da vacinação em janeiro”, completou o governador, em entrevista ao Blog do Maurílio Júnior.

Protocolo de intenções – Também nesta terça, o ministro Eduardo Pazuello assinou um protocolo de intenções para adquirir 46 milhões de doses da vacina CoronaVac, que está sendo desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

Segundo o Ministério da Saúde, esta ação é mais um passo na estratégia de ampliar a oferta de vacinação para os brasileiros. O ministério já tinha acordo com a AstraZeneca/Oxford, que previa 100 milhões de doses da vacina, e outro acordo com a iniciativa Covax, da Organização Mundial da Saúde, com mais 40 milhões de doses.

Somadas, as três vacinas – AstraZeneca, Covax e Butantan-Sinovac – representam 186 milhões de doses, a serem disponibilizadas ainda no primeiro semestre de 2021. Segundo o ministro, as doses serão distribuídas em todo o Brasil por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Leave a Reply

Your email address will not be published.