PT acusa Anísio Maia de estar a serviço da direita

Em uma novela que parece não ter fim, a Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores pediu intervenção no Diretório do partido em João Pessoa. A presidente da legenda, deputada federal Gleisi Hoffmann, alfinetou o deputado estadual Anísio Maia, escolhido candidato a prefeito de João Pessoa.

“A postura da Direção Municipal desrespeita decisão da direção nacional, traz elemento estranho ao debate político interno (judiciário) e tem como foco atacar Ricardo Coutinho, servindo de linha auxiliar do governador e da direita em Joāo Pessoa. Lamentável que Anísio Maia se preste a isso”, disparou a dirigente.

A Direção Nacional analisará o pedido na próxima quarta-feira (14) às 10h. A justificativa: insurgência e atos de indisciplina. A presidente do diretório da Capital, Giucélia Figueiredo, disse ter sido pega de surpresa. Ela tem até o 12 deste mês para apresentar defesa.

O PT alega que, em reunião, decidiu apoiar a candidatura a prefeito do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB), mas a direção local, não obedeceu. A reunião que decidiu pelo apoio a Ricardo teria ocorrido em 15 de setembro.

Um dia depois, prazo final para as convenções, o diretório municipal realizou convenção e ratificou o nome do deputado Anísio Maia, a prefeito da Capital, além de aprovar coligação com o PCdoB, que indicou Percival Henriques a vice.

A possibilidade de uma pretensa ‘união’ de PT e PSB já vinha sendo discutida no bastidores, mas sem acordo. Primeiro, a convenção estava marcada para o dia 13 de setembro. No sábado (12), o PT de João Pessoa divulgou documento em que informava o adiamento da convenção, e declarando publicamente que poderia se coligar o PSB, mas apenas como coadjuvante.

Diante do registro de Anísio, a Comissão Executiva Nacional encaminhou documento ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, anulando parcialmente a convenção local, informando a coligação com o PSB e indicando o petista Antônio Barbosa, como vice.

No documento datado de quarta-feira (07), a Executiva afirma ter conversado com a direção municipal sobre a possibilidade de aliança com Ricardo e mudança de tática eleitoral na Capital paraibana, o que não aconteceu. A Comissão Nacional cita como ato de indisciplina a Ação de Impugnação de Registro de Candidatura impetrada por Anísio Maia, que já teve o registro homologado, contra Ricardo Coutinho.

É mais um desgaste político que pode custar caro ao PT, que há muito vem de participações sem protagonismos em eleições na Paraíba.

Leave a Reply

Your email address will not be published.