Eleição de Bolsonaro em 2018 “militariza” 2020

A eleição do presidente Jair Bolsonaro, capitão reformado do Exército, em 2018, provocou o fenômeno da militarização das chapas majoritárias, em todo o País, nas eleições municipais deste ano. Na Paraíba, não será diferente. O cargo de vice-prefeito é o que teve maior aumento na participação de militares nas eleições no Estado, em 2020, em relação a 2016.

Dados do Divulgacand, do Tribunal Superior Eleitoral, o crescimento de policiais militares no cargo de vice aumentou 3.300% (3 em 2016 para 102 este ano). Já a participação de militares reformados cresceu 1600% (2 para 34). Dez policiais militares vão disputar o cargo de prefeito: em 2016 eram 2.

Militares reformados e policiais militares também foram os que mais reduziram participação na disputa pelo cargo de vereador, policiais militares (89 para 8) [-91,01%] e militares reformados (33 para 6) [-81,82%]. Já os bombeiros militares ampliaram a participação na disputa pelos cargos de prefeito (0 para 2) e vereador (6 para 11). Nenhum disputa como vice.

Nos dois maiores colégios eleitorais do Estado – João Pessoa e Campina Grande -, militares e PMs estão presentes em duas coligações e uma chapa pura, para prefeito. Na Capital, Nilvan Ferreira, candidato pelo MDB, tem como vice, Major do Exército Eduardo Milanez. Já o democrata Raoni Mendes, da Coligação “Pra João Pessoa funcionar”, tem como vice o Coronel PM Ricardo Ramalho.

Em Campina Grande, a candidata a prefeita Ana Cláudia Vital do Rego (Podemos), da Coligação “Novos tempos, novas soluções”, tem como vice do Sargento PM Wellington Silva, mais conhecido como Wellington ‘Cobra’.

Leave a Reply

Your email address will not be published.