Consulta é homologada e conselhos escolhem lista

Por 37 votos favoráveis, o Conselho Universitário da Universidade Federal da Paraíba homologou, por maioria absoluta, na manhã desta quarta-feira (09), o resultado da consulta online realizada para escolha do novo Reitor e vice da instituição, em agosto deste ano. Também foram registradas três votos contrários ao parecer da Comissão Organizadora e duas abstenções.

O Consuni desconheceu as duas denúncias anônimas alegando fraudes em relação ao número de votantes aptos na consulta prévia, vencidas pelas professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega. A Chapa 2, encabeçada por elas, obteve 964,518 votos contra 920,013 da Chapa 1 dos professores Isac Medeiros e Regina Celi, apoiados pela atual reitora Margareth Diniz. A Chapa 3, de Valdiney Veloso e Liana Filgueira, obteve 106,496.

Nesta quinta-feira (10), os três conselhos deliberativos da UFPB se reúnem para a última etapa do processo. São eles o Consuni, o Consepe e Conselho Curador. A votação é secreto. O colégio eleitoral tem 93 integrantes e será escolhida a lista tríplice. Candidatos que não participaram da consulta prévia podem se inscrever. A votação é secreta.

Formada a lista tríplice, esta será encaminhada para que o presidente Jair Bolsonaro nomeie os próximos Reitor e vice da Universidade Federal da Paraíba, o que deve acontecer até novembro deste ano. A escolha é de livre escolha do presidente, ou seja, ele pode nomear qualquer nome da lista, não necessariamente o primeiro.

Leave a Reply

Your email address will not be published.