Covid: mapa aponta 75% dos casos no interior

O Governo do Estado divulgou o 7º Mapa de Avaliação dos municípios, por bandeiras, dentro do Plano Novo Normal Paraíba. O número de cidades com a bandeira verde, apesar do “entra e sai”, aumentou de 10 para 14 (6%), em 15 dias.

A última avaliação foi divulgada em 22 de agosto. Ainda de acordo com o estudo, 75% dos casos da Covid–19 estão concentrados no interior da Paraíba, o que corrobora com a situação de interiorização da doença.

O mapa indica as recomendações para os 223 municípios do Estado e pode ser a referência para que a Justiça Eleitoral e o Ministério Público Eleitoral baseiem as decisões sobre liberar ou não atos de propaganda de rua.

Os números mostram que a Paraíba permanece estável, porém destaca uma discreta diminuição dos municípios na bandeira amarela e um pequeno aumento no quantitativo de bandeiras verdes.

A análise crítica da Secretaria de Saúde do Estado recomenda atenção aos gestores e autoridades sanitárias municipais no sentido de garantir monitoramento efetivo dos indivíduos com sintomas gripais relacionados à Covid-19, e as pessoas ao redor, pelas equipes da Saúde da Família na atenção primária.
 
“Nesta fase da Pandemia, com a retomada das atividades rotineiras de forma lenta, segura e gradual é decisivo conter os riscos para disseminação descontrolada da doença. Assim, gradativamente, será possível debelar a pandemia”, destacou o secretário Geraldo Medeiros.
 
O levantamento aponta que 22 (10%) municípios encontram-se em bandeira laranja, 187 (84%) estão em bandeira amarela, 14 (6%) com a classificação verde e nenhum está na condição vermelha. Dos municípios com a classificação de bandeira amarela, observou-se uma redução de 3% em relação ao levantamento anterior.

É possível constatar transições de alguns municípios sendo 6 da bandeira verde para a bandeira amarela e 3 municípios da bandeira laranja para a bandeira amarela. Outros 6 municípios transitaram da bandeira amarela para a bandeira laranja. Outros 9 municípios transitaram da bandeira amarela para a bandeira verde, que demonstrou o crescimento de 2% entre os municípios paraibanos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.