Juíza bloqueia bens do prefeito de Pitimbu

A juíza Daniere Ferreira de Souza, da Vara Única de Caaporã, deferiu pedido de liminar e decretou a indisponibilidade dos bens do prefeito de Pitimbu, Leonardo José Barbalho Carneiro, até o limite de R$ 161.476,53. A decisão atende pedido do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Pitimbu (Sinsermupi) em uma Ação Civil Pública por improbidade administrativa.

O sindicato alega que, apesar dos efeitos da pandemia do novo coronavírus, com a extinção de empregos, fechamento de empresas privadas, e drástica redução de receitas dos municípios em geral, o prefeito estaria agindo com improbidade, aumentando despesas do município sob duas formas: a partir de março, elevou a folha de pagamento e ao mesmo tempo aumentou a prestação de serviços da administração, tais como de eletricista, auxiliares de serviços gerais, dentre outros.

Em janeiro, os gastos com a folha de pessoal correspondiam a 25,17% do total e, no período de maio, já se mostra em 48,20%, comprometendo quase metade da folha de pagamento do município. Essas despesas não teriam relação com as medidas necessárias ao combate da Covid-19, não justificando o aumento de gastos.

Na decisão, a juíza afirma que para a concessão de medida liminar de indisponibilidade de bens em improbidade administrativa se mostra desnecessária a demonstração de que os réus estejam praticando atos de dilapidação patrimonial ou na iminência de fazê-lo. 

Mais uma – Em outra ação civil pública, a juíza Daniere Ferreira de Sousa, da Vara Única de Caaporã, determinou a suspensão de novas contratações por excepcional interesse público em Pitimbu, em cargos que não são relacionados às atividades essenciais durante o período de pandemia da Covid-19.

Determinou, ainda, a demissão dos contratados por excepcional interesse público que não estão incluídos no universo daquelas funções essenciais ao período de isolamento social e que o Município se abstenha de contratar pequenos serviços sem licitação de pessoas físicas, cujos objetos não guardem qualquer similaridade com aqueles essenciais no período de pandemia.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado