Protocolo para setor hoteleiro pode ajudar na retomada

A divulgação do Protocolo Sanitário dos Serviços de Hospedagem pelo Governo do Estado pode ajudar o setor na retomada das atividades. Como tem acontecido a cada 15 dias, o governador João Azevêdo deve divulgar até o final desta semana um novo mapa da Paraíba com o sistema de bandeiras por município.

Lembrando que nunca houve decreto do Governo proibindo a atividade hoteleira. O que provocou o fechamento de grande parte da rede, isso em todo o País, foi a ausência de hóspedes decorrente das medidas de isolamento social. O turismo tem sido uma das áreas mais prejudicadas com a pandemia do novo coronavírus.

A presidente da PBTur, Ruth Avelino, afirma que para o turismo retomar não basta só abrir hotel e restaurante. “Tem que praia, parques e passeios”. Com o avanço das bandeiras, que balizam as medidas de flexibilização, pode ser que o setor comece a respirar novamente.

Pelo último mapa divulgado no dia 11 deste mês, 182 municípios estão com a bandeira amarela, 23 com a verde e 18 com a laranja. São essas bandeiras que norteiam o decreto de flexibilização das atividades.

O protocolo para o setor hoteleiro trata de distanciamento social em relação à delimitação de espaços, evitando a formação de filas e aglomerações; nas áreas sociais, a exemplo de academias, marcar horários individuais e as refeições devem ser entregues nos quartos para evitar contato e compartilhamento de objetos como pratos, copos e talheres.

Quanto à limpeza e higienização dos ambientes, o álcool em gel 70% deve ser colocado em locais estratégicos dos hotéis, a exemplo do balcão da recepção; revistas e jornais serão retirados, temporariamente, para evitar contaminação e janelas e portas de acesso aos ambientes em comum devem permanecer abertas, sempre que possível, para melhor circulação e ventilação do ar.

Pelo documento, deve haver o monitoramento da saúde dos funcionários e hóspedes. O estabelecimento deve possuir termômetro digital para medição da temperatura; estabelecer uma área de isolamento para casos suspeitos de coronavírus e contatar os serviços de saúde para avaliação do estado de saúde. O documento ainda traz a obrigação do hóspede só entrar no hotel se estiver de máscara. 

Leave a Reply

Your email address will not be published.