Azevêdo pede união para ajudar população do AM

O governador João Azevêdo (Cidadania) usou o Twitter para manifestar solidariedade à população do estado do Amazonas, afetada pela Covid-19, cuja rede de saúde está em colapso e não tem mais oxigênio para atender aos pacientes internados. “O Amazonas vive uma situação extremamente difícil e essa é a hora, mais do que nunca, de nos unirmos para salvar o maior número possível de vidas”, declarou.

Ele disse que a Paraíba tem um sistema de saúde eficiente, profissionais qualificados. “Não poderíamos deixar de prestar esse gesto de humanidade, de solidariedade. Precisamos vencer juntos esse inimigo que tem causado tanto dor. Somos paraibanos, somos brasileiros, somos o mesmo povo e, nesse momento, a população amazonense precisa de nós”.

Na manhã desta quinta-feira (14), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, fez contato com a Secretaria de Saúde do Estado para saber da possibilidade de transferência de 10 pacientes para João Pessoa, o que foi dada a garantia de que haveria os leitos.

O secretário Geraldo Medeiros, em entrevista ao programa Balanço Geral (CorreioSat), afirmou que a Paraíba está à disposição e que está sendo estudado como fazer essa transferência já que uma viagem como essa, cada paciente precisa de no mínimo três cilindros de oxigênio, que já está faltando na rede hospitalar amazonense.

Os pacientes seriam transferidos para a Ala Covid-19 do Hospital Universitário Lauro Wanderley, que disponibilizou 15 leitos à disposição do Ministério da Saúde. Atualmente, essa ala dispõe de sete leitos de enfermaria. Com a ampliação, a unidade vai comportar 19 leitos para pacientes com Sars-CoV-2. O Lauro Wanderley também dispõe de sete leitos de Unidade de Terapia Intensiva para o tratamento da doença.  

Leave a Reply

Your email address will not be published.