Camila realiza audiência sobre mulher na política

Participação feminina na política. Esse será o tema de uma audiência pública a ser realizada pela Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa da Paraíba, presidida pela deputada Camila Toscano (PSDB). A comissão também vai realizar lives com mulheres que possuem mandatos eletivos no Estado.

Na Paraíba, apenas 15% do total de cargos eletivos são ocupados por mulheres. Camila defende que os partidos políticos incentivem e viabilizem essas candidaturas. Esse debate é nacional e não vem de agora. Há uma polêmica em relação a normativa do Tribunal Superior Eleitoral, determinando que 30% das candidaturas nas eleições proporcionais sejam de mulheres.  

Nas eleições municipais de 2016, foram eleitas 40 mulheres para comandar Prefeituras paraibanas, o que representa 18% do total – a Paraíba tem 223 municípios. Na Assembleia Legislativa, o percentual de participação feminina é ainda menor, com apenas 13,8% das 36 vagas.

A deputada afirmou ainda que o debate sobre o tema envolve a qualificação e estrutura para que as mulheres entrem na disputa eleitoral de forma igualitária. “A voz dessas mulheres precisa ser ouvida”, destacou.

E mais: “Precisamos falar da importância de ações junto aos partidos políticos, para que eles colaborem com as candidaturas femininas durante as disputas eleitorais. A disputa deve ser igual entre homens e mulheres e as oportunidades partidárias também devem seguir a mesma linha”.

O calendário com as datas da audiência e das lives seria divulgado nesta segunda-feira, mas devido a morte do deputado Genival Farias – a ALPB decretou luto de sete dias e suspendeu as atividades da Casa -, será divulgado na próxima semana.

Leave a Reply

Your email address will not be published.