O Ministério do Desenvolvimento Regional ainda não tem previsão para a conclusão das obras do Eixo Leste, que trará água da Transposição do Rio São Francisco à Paraíba.

O Eixo Leste tem início em Floresta (PE), cruza o estado na direção nordeste até alcançar Monteiro (PB) e, de lá, para 35 municípios de todo o Estado, incluindo Campina Grande. Através de adutoras, a obra também beneficia João Pessoa.

Em relação ao Eixo Norte, o ministro Rogério Marinho, em visita nesta terça-feira (23) ao Estado, afirmou que deve ser concluído entre maio e junho do próximo ano. “Estamos fazendo algumas alterações no projeto [do Eixo Norte]”.

O Eixo Norte da Transposição do São Francisco, que abastece o Sertão da Paraíba, tem 260 quilômetros e está 97% concluído. Além da Paraíba, essa parte da obra leva água para os estados de Pernambuco, Ceará, e Rio Grande do Norte.

Marinho disse ainda que não está faltando recursos para as obras. “Nosso programa de execução da obra está fluindo”. O ministro anunciou que o Governo Federal deve estar lançando até três meses um projeto de revitalização da bacia do São Francisco.

Essa revitalização incluiu a limpeza e o esgotamento sanitário das cidades próximas, além do correto tratamento dos resíduos sólidos para evitar que se jogue esgoto no rio. A ocupação sustentável do perímetro do rio e dos canais, de tal forma que não falte água, também é prioridade.

“Há uma orientação por parte do presidente [Jair Bolsonaro] em cuidar da situação hídrica do Nordeste”, afirmou o ministro Rogério Marinho, que é natural do Rio Grande do Norte.

Leave a Reply

Your email address will not be published.