O clima constante de tensão entre o presidente Jair Bolsonaro, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal preocupa o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz. Em entrevista o blog, ele afirma que existe uma crise institucional deflagrada e a democracia corre riscos caso a sociedade não construa uma ‘barricada’ de defesa.

“É preciso bom senso e compreender a harmonia e a independência entre os Poderes para diminuir essa tensão”, declarou o presidente, por telefone. Santa Cruz disse que o presidente Jair Bolsonaro tem declarações dúbias em relação a democracia. “Ao mesmo tempo em que defende, participa de atos antidemocráticos.

Nos últimos dias, o presidente tem evitado participar desses eventos, talvez devido às últimas ações do Supremo Tribunal Federal que alcançou Fernando Queiroz e está cada vez mais perto dos filhos do presidente.

O Supremo também investiga os atos antidemocráticos que pedem o fechamento do Congresso Nacional e do próprio STF. Nesse último com busca e apreensão, além da prisão de Sara Winter, que comanda o grupo ‘300 do Brasil’, que também defende a volta da Ditadura Militar.

Pessoalmente, o presidente se diz defensor do Semipresidencialismo, onde existe a figura do Primeiro-ministro que seria o executor. Essa tese também é defendida pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso. É um sistema de governo em que o presidente partilha o poder executivo com um primeiro-ministro e um gabinete, sendo os dois últimos responsáveis perante a legislatura de um Estado.

Confira a entrevista completa:

Leave a Reply

Your email address will not be published.