O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, usou o Twitter para falar sobre a Proposta de Emenda à Constituição nº 18/2020, que está sendo votada neste momento, e que trata do adiamento das datas das eleições 2020. “O TSE considera que a escolha da data é política, mas defende – após ouvir especialistas – que a votação prevista para outubro deve ser adiada por algumas semanas para garantia da saúde de eleitores e mesários”, postou.

Barroso explicou que o TSE não tem preferência quanto à data das eleições. O ministro afirma que a única preocupação é com a saúde e a segurança. “Ainda que se adie o pleito, o tribunal defende manter o registro das candidaturas em 15/08 para que haja prazo suficiente para análise à luz da Lei da Ficha Limpa”. Em entrevistas anteriores, o presidente da Corte Eleitoral chegou a defender das datas de 15 de novembro e 20 de dezembro.

E complementou: “Quanto à data do início das campanhas eleitorais, o TSE não tem posição institucional. Autorizar ou não o início das campanhas logo após o registro de candidaturas – o que aumentaria o tempo de campanha – é opção do Congresso Nacional, uma deliberação política”.

Leave a Reply

Your email address will not be published.