Pelo perfil dos candidatos registrados no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba se tem uma noção do peso do Governo nas eleições de 2020. Enquanto em 2016, com Ricardo Coutinho, o PSB dominava os números de candidatos em todo o Estado. Agora, a legenda virou mediana. Confira aqui a tabela comparativa.
Por outro lado, com o governador João Azevedo, que tem mostrado habilidade política, e cia, o Cidadania encabeça as estatísticas de candidatos para as eleições municipais deste ano. Há quatro anos, o PPS era quem se pontuava na faixa media da tabela.
A eleição de 2020 mostra que as legendas do centro-direita dominam a disputa, em termos de número de candidatos na Paraíba. A esquerda desidratou, e muito, na esteira dos escândalos do PT e PSB (especialmente com Calvário de Ricardo e ‘amigos’).
O MDB do senador José Maranhão também sofreu o abalo da falta de renovação de lideranças. Em 2016, foi um dos partidos que mais elegeu prefeitos. Em 2020, luta para não desaparecer, após o furacão Michel Temer e demais dirigentes engolidos pela Operação Lava Jato e República de Curitiba.
O Republicanos (antigo PRB) subiu de nove candidatos a prefeito em 2016, para 35 em 2020. Apesar do declínio da esquerda, o Partido dos Trabalhadores ampliou de 17 para 26. Já o PDT da vice-governador Lígia Feliciano foi 23 para 44.
O Democratas do deputado federal Efraim Filho foi o que mais cresceu em quatro anos. Passou de 27 para 59 candidatos a prefeito este ano, um crescimento de 118%.
Leave a Reply