Cidadania dá salto em 2020 com Azevêdo hábil

Pelo perfil dos candidatos registrados no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba se tem uma noção do peso do Governo nas eleições de 2020. Enquanto em 2016, com Ricardo Coutinho, o PSB dominava os números de candidatos em todo o Estado. Agora, a legenda virou mediana. Confira aqui a tabela comparativa.

Por outro lado, com o governador João Azevedo, que tem mostrado habilidade política, e cia, o Cidadania encabeça as estatísticas de candidatos para as eleições municipais deste ano. Há quatro anos, o PPS era quem se pontuava na faixa media da tabela.

A eleição de 2020 mostra que as legendas do centro-direita dominam a disputa, em termos de número de candidatos na Paraíba. A esquerda desidratou, e muito, na esteira dos escândalos do PT e PSB (especialmente com Calvário de Ricardo e ‘amigos’).

O MDB do senador José Maranhão também sofreu o abalo da falta de renovação de lideranças. Em 2016, foi um dos partidos que mais elegeu prefeitos. Em 2020, luta para não desaparecer, após o furacão Michel Temer e demais dirigentes engolidos pela Operação Lava Jato e República de Curitiba.

O Republicanos (antigo PRB) subiu de nove candidatos a prefeito em 2016, para 35 em 2020. Apesar do declínio da esquerda, o Partido dos Trabalhadores ampliou de 17 para 26. Já o PDT da vice-governador Lígia Feliciano foi 23 para 44.

O Democratas do deputado federal Efraim Filho foi o que mais cresceu em quatro anos. Passou de 27 para 59 candidatos a prefeito este ano, um crescimento de 118%.

Leave a Reply

Your email address will not be published.