Apenas 26 partidos, dos 33 aptos a participar das eleições municipais deste ano, registraram candidaturas de vereadores em João Pessoa. Em relação à cota de gênero, dois partidos registraram apenas um nome, e podem ter candidaturas impugnadas por não cumprir a regra de 30%.
Segundo dados do Divulgacand, do Tribunal Superior Eleitoral, são 663 nomes na disputa pelas 27 vagas na Câmara Municipal da Capital. Se não fosse o quociente eleitoral, seriam 24,5 concorrendo por uma das vagas. Este ano, os partidos sairão sozinhos na disputa da eleição proporcional.
Ao todo, João Pessoa tem 14 candidatos a prefeito registrados. Entre eles, os candidatos com mais nomes para vereador, em apoio na disputa, é Cícero Lucena, da Coligação “Pra cuidar de João Pessoa” com 209 concorrendo à Câmara. Em seguida, aparece Edilma Freire, da Coligação “João Pessoa da gente”, com 101. O vereador licenciado João Almeida, da Coligação “Um novo momento, uma nova solução”, tem 69.
Já o deputado Anísio Maia, da Coligação “Unidos por João Pessoa”, cujo registro foi pedida a impugnação pelo Ministério Público eleitoral, conta com 62 candidatos a vereador; Ruy Carneiro, da Coligação “A cidade no ritmo certo”, tem 61; Wallber Virgulino, da Coligação “Coragem para fazer o novo”, 41
O comunicador Nilvan Ferreira, que concorre em chapa única pelo MDB, conta com o apoio de 36 candidatos a vereador, Raoni Mendes, da Coligação “Pra João Pessoa funcionar”, 26, e Ricardo Coutinho, da Coligação “A força do povo”, também com pedido de impugnação pelo MPE, em tese, contaria com 18 candidatos a vereador.
Pablo Honorato (PSOL), com 23, Carlos Monteiro (Rede) 13, Rafael Freire (UP), com três, e Rama Dantas (PSTU), um nome. O PCO não tem candidato a vereador registrado.
Leave a Reply