Dispositivo desenvolvido pelo estudante de Medicina, Milton Cabral de Melo, promete salvar vidas em atendimento pré-hospitalar, estabilizando pacientes instáveis com fraturas pélvicas, que ocorrem nos ossos da bacia. O equipamento foi totalmente produzido pelo aluno, com o objetivo de diminuir o número de mortes em acidentes automobilísticos.
O dispositivo funciona pressionando as estruturas ósseas e tecidos moles da região do quadril, dando estabilidade e segurança no manejo da cena do acidente ao Hospital. Segundo Milton Cabral, é regulável e apresenta fixação com talas laterais removíveis para adaptação ao biótipo do paciente.
Ele explicou que as fraturas nos ossos pélvicos (ossos da bacia) podem gerar lesões em grandes vasos que passam próximos a esses ossos provocando assim hemorragias internas e instabilidade hemodinâmica.
“Que pode levar o paciente a um choque hipovolêmico e em poucos minutos óbito. Com o equipamento pretendemos diminuir a taxa de mortalidade observada em indivíduos que são acometidos por esse tipo de lesão principalmente em acidentes automobilísticos”, destacou.
O projeto do dispositivo foi patenteado pelo autor e, posteriormente, apresentado no Congresso Paraibano de Medicina de Emergência. A intenção do criador do dispositivo é doar a patente ao Ministério da Saúde. Milton, que cursa o 7º período de Medicina no Unipê, em João Pessoa, ressaltou que o seu sonho é que todas as ambulâncias do País possam contar com a ajuda desse instrumento.
Leave a Reply