Os professores doutores Isac Almeida de Medeiros e Regina Celi registraram, na tarde desta quarta-feira (29), as candidaturas a reitor e vice-reitora da Universidade Federal da Paraíba. Os docentes concorrerão pela chapa “UFPB em primeiro lugar”. O professor já contaria com o apoio da atual reitora Margarete Diniz, que não pode mais concorrer. As inscrições se encerraram hoje.
Aliás, informações dos corredores da instituição dão conta de que o dia foi tenso, já que todos resolveram registrar a candidatura no último dia. Concorrem ainda Terezinha Domiciano Dantas e Mônica Nóbrega pela chapa: “UFPB: Inovação com inclusão”. E ainda na disputa, a chapa “Orgulho de ser UFPB”, com os professores doutores Valdiney Gouveia e Liana Figueira.
Esta é a primeira vez que a UFPB registra candidaturas de forma on-line, em virtude da situação de emergência em saúde decorrente da pandemia. Essa condição alterou as atividades da UFPB. O principal desafio do próximo gestor será a retomada do calendário em meio ao enfrentamento à Covid-19 no pós-pandemia.
A votação, que também será on-line, pelo Sistema Integrado de Gestão de Eleição (SigEleição) da UFPB, acontecerá no dia 26 de agosto, das 7h às 22h. O voto será secreto e a votação ocorrerá em turno único. A consulta prévia junto à comunidade universitária vai subsidiar a elaboração de lista tríplice para a escolha de reitor e vice-reitor para um mandato de quatro anos.
O resultado da consulta será divulgado no mesmo dia da votação, 26 de agosto, e homologado em 3 de setembro, pelo Consuni. A lista tríplice, com os três primeiros nomes mais votados para cada cargo, será enviada para o Ministério da Educação até 11 de setembro.
Leave a Reply