Uma falha no aplicativo de entregas iFood causou espanto na noite dessa terça-feira (2), no Twitter. Tudo começou quando usuários e internautas começaram a publicar postagens afirmando que a empresa havia sofrido um ataque hacker.
Usuários usaram a hashtag #ifoodhackeado.
Capturas de tela do app divulgadas mostravam que nomes de estabelecimentos cadastrados na plataforma apareciam com nomes trocados por “Bolsonaro 2022” e “Petista Comunista”.
Os restaurantes do iFood também apareciam com seus nomes trocados por outras frases ofensivas, como “Marielle Franco Peneira” (em referência à vereadora do PSOL do Rio de Janeiro, morta a tiros em 2018).
Haviam também lemas usado por grupos contra vacinas (“Vacina Mata”).
No perfil oficial do Twitter, a empresa informou que agiu prontamente para que dados de clientes, restaurantes e entregadores fossem preservados.
Uma investigação preliminar apontou que não houve um ataque cibernético, mas um acesso indevido de “um operador de atendimento terceirizado”.
As reclamações de usuários indicam que a mudança nos nomes ocorreu em diferentes partes do país, como Florianópolis, Salvador, Natal, Criciúma e no ABC Paulista.
Com informações da Folha de S. Paulo
Leave a Reply