TSE abre códigos-fonte das urnas eletrônicas

Após as urnas eletrônicas virarem alvo de ataques do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o Tribunal Superior Eleitoral abriu, nesta segunda-feira (4), os códigos-fonte das urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições de 2022.

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente da Corte eleitoral, disse que “não há segredo e é o sistema que elegeu todos os parlamentares e temos uma obsessiva preocupação em tornar o sistema transparente”.

O evento para divulgar essas informações ocorreria somente em abril do ano que vem, mas a antecipação foi uma decisão de Barroso no sentido de dar mais tempo para as entidades interessadas em inspecionar o sistema eletrônico de votação.

Código-fonte é um conjunto de linhas de programação de um software, com as instruções para o devido funcionamento do sistema.

“Abrir o código-fonte é colocar à disposição para fiscalizarem e participarem do desenvolvimento do programa. O ideal é que o Parlamento indicasse técnicos para acompanhar cada passo do processo”, afirmou o ministro.

Participaram do evento no TSE dirigentes e representantes de diversos partidos, como PP, PRTB, PSD, PSDB, PSL, Solidariedade, Cidadania, PT, PV, Rede, Avante, MDB, Novo, PCdoB, PSOL e Republicanos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.